Categories: Notícias

Mapa apreende dois lotes de 28 mil litros de leite cru

Ministro Antônio Andrade tranquilizou a população quanto ao produto que chega ao consumidor    

Brasília (10/5/2013) – Cerca de 28 mil litros de leite cru foram apreendidos por fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em postos de refrigeração que já haviam sido interditados no Rio Grande do Sul. A operação faz parte das ações da pasta pelo Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite, iniciado em 2003. Durante coletiva nesta sexta-feira, 10 de maio, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, também tranquilizou a população quanto ao produto que chega no mercado.

“O consumidor pode comprar normalmente o produto. O trabalho de fiscalização feito pelo Ministério da Agricultura é justamente para trazer proteção”, afirmou o ministro, destacando que a iniciativa de fiscalização do Mapa que permitiu a realização da operação Leite Compen$ado.

O ministro destacou ainda que o Ministério da Agricultura vai discutir com o setor produtivo do leite quanto ao transporte do leite cru, uma vez que essa é uma relação comercial entre a indústria e a transportadora. De acordo com Antônio Andrade, é preciso que as empresas alterem o pagamento pelo frete do produto, baseando-se na distância percorrida e não no volume transportado.

Em relação aos lotes apreendidos antes de chegarem às fábricas de produção de leite longa vida, foram 7,5 mil litros das empresas Líder Alimentos, em Crissiumal (RS), e 20,8 mil litros da Marasca, que fica em Selbach (RS). As apreensões, devido a indícios de formol, foram em postos de refrigeração que já haviam sido interditados esta semana pelo Mapa (além destes, foi fechado também o entreposto LTV, em Guaporé – RS).

No próximo dia 22 de maio, autoridades do Ministério da Agricultura vão se reunir com representantes da cadeia produtiva do leite, em Brasília, para discutir mudanças na relação das indústrias de laticínios com as transportadoras. Será tratado ainda sobre as pesquisas do Mapa quanto à análise da quantidade de ureia no leite – uma vez que a substância faz parte da composição natural do produto.

Fonte: MAPA

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago