Artigos

Manqueira em ovinos e caprinos: Saiba como evitar

O carbúnculo sintomático, popularmente conhecido como “manqueira”, é uma inflamação dos músculos esqueléticos causada pela bactéria Clostridium chauvoei.

Nos ovinos, a manqueira, quase sempre é originada por infecção em feridas cutâneas provenientes da tosquia, parto distócico (com a utilização de instrumentos), castração, vacinação ou qualquer outro tipo de intervenção cirúrgica sem as devidas condições de assepsia. Nas ovelhas adultas  infecções da vulva e vagina durante o parto podem provocar surtos graves; em carneiros de até um ano de idade a ocorrêcia  da infecção cutânea  se da principalmente por causa de brigas e a busca de melhoria do estado nutricional, com o incremento indevido no fornecimento de proteínas, aumenta  a disposição para contrair a doença.

Nos animais com lesões na musculatura dos membros provocadas pelo carbúnculo sintomático, observa-se marcha rígida devido à intensa claudicação. Nos casos em que a infecção se dá por feridas na pele, vulva ou vagina há uma extensa lesão no local.

 Os animais infectados costumam apresentar os seguintes sintomas: febre, apatia, anorexia, edema (inchaço) e crepitação do músculo afetado, sendo que a morte pode ocorrer em 48 horas.

Ovinos acometidos por miosite cardíaca causada pelo Clostridium chauvoei geralmente são encontrados mortos. Os animais acometidos podem ser tratados com antibioticoterapia intravenosa e com a remoção cirúrgica das áreas de lesão.

Para a prevenção a vacinação é o melhor mecanismo para o controle da doença.  A vacina polivalente deve ser aplicada anualmente nos animais jovens e reprodutores. Aqueles que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar uma dose de reforço após quatro semanas e as fêmeas gestantes recebem a imunização no último mês de gestação.

Em caso de surto da enfermidade na propriedade, é importante  procurar um médico veterinário da região  para melhor orientação do protocolo de manejo e de vacinação para o controle da doença.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo