Categories: Notícias

Mangalarga marchador na Marquês de Sapucaí em 2013

Beija-Flor escolhe a história da raça como o samba-enredo do carnaval de 2013. Expectativa é de que evento ajude na divulgação do cavalo. Exposição nacional começa na quarta-feira em BH

Por: Carolina Mansur

Com a expansão da raça mangalarga marchador no exterior e a valorização crescente do cavalo, o animal sairá das baias de diversas regiões do país para ganhar a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A história da raça será destaque durante os desfiles do carnaval 2013. A notícia será formalizada no sábado, quando representantes da Escola de Samba carioca Beija-Flor de Nilópolis apresentará o samba-enredo Amigo fiel – do cavalo do amanhecer ao mangalarga marchador para os criadores, durante a 31ª edição da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador.

A mostra, que será realizada no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, começa na quarta-feira e vai até o dia 28, com a meta de reunir 1,5 mil cavalos da raça. A programação incluiu ainda as tradicionais provas de marcha, julgamentos, provas funcionais e sociais, além de leilões e shoppings de animais. A Nacional deverá receber, durante os 11 dias de atividades, cerca de 150 mil pessoas, e tem a expectativa de movimentar R$ 13 milhões com as vendas diretas entre os criadores, os leilões e os negócios fechados nos shoppings.

No sábado, durante a apresentação da Beija-Flor, que ocorre a partir das 16h, os visitantes poderão assistir a uma prévia do que será o espetáculo levado ao sambódromo. Participam o intérprete oficial, Neguinho da Beija-Flor, o mestre-sala Claudinho, a porta-bandeira Selminha Sorriso e a rainha da bateria, Raíssa Oliveira, e o diretor de carnaval, Laíla, que vão comandar um elenco de 80 artistas. Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Magdi Shaat, a escolha demonstra a valorização do cavalo não só no Brasil, como também no exterior, já que este é a festa brasileira de Momo é um evento de repercussão mundial.

Com a visibilidade dada pela escola de samba, uma das maiores do país, Shaat espera que o mangalarga marchador conquiste novos interessados e possíveis criadores. “Trabalhamos para sempre colocar a raça em destaque e difundi-la. Fazer isso em um das maiores festas brasileiras é um grande passo porque estaremos em 120 países, que ficam ligados no nosso Carnaval”, diz. No dia 28 será promovido outra cerimônia que mostra o potencial da raça: os apresentadores de cavalos Mateus Ribeiro e Carlos Leite, do Haras Equilíbrio, vão receber certificação indicada pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II. O criador Eduardo Moreira e o “encantador de cavalos” Monty Roberts, entregarão certificado que representa o reconhecimento pela não utilização de violência na doma dos animais.

O bom momento vivido pelo mangalarga vem como estímulo para os organizadores da exposição nacional que, além de avaliar os animais inscritos, têm como objetivo promover um intercâmbio de informações entre os criadores brasileiros, e também com os de outros países. Prova do alto desempenho da raça será a participação de uma delegação composta por 30 criadores da Itália, Alemanha, Argentina e Estados Unidos, onde também existem associações que reúnem apaixonados pela raça.

 

Vitrine no exterior

Atualmente, o projeto Vitrine Mangalarga Marchador, que se apresenta como uma das ferramentas incentivadoras para o crescimento da raça no exterior, está na Europa e há três anos já leva exemplares para serem exibidos em feiras internacionais. “Há quatro anos, o mercado externo se mostra favorável para a nossa raça, que está crescendo cerca de 15% ao ano, desde então”, conta Shaat. “O resultado esperado é o fomento da raça a nível de comercialização, mas também estamos apostando na Nacional como parte de um trabalho feito para difundir o nosso cavalo, que é um dos mais bonitos e funcionais do mundo”, completa.

Ao longo do evento são esperados 500 criadores, além de empresários, produtores rurais, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agronegócio. Palestras e atividades para os criadores e interessados na raça também estão previstas na programação. Além dos leilões de elite, previstos para os dias 20, 26 e 27, os interessados poderão participar de encontros na própria ABCCMM, com entrada gratuita, para aprender mais sobre a raça. De 23 a 26 de julho, veterinários especialistas vão falar sobre a nutrição animal, marcha, desempenho físico do animal e sobre o estudo genético da marcha.  

Fonte: Jornal Estado de Minas
Caderno Agropecuário
Publicado em: 16/07/2012

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago