Categories: Notícias

Luz no fim do túnel para o confinamento?

Já vínhamos comentando neste espaço há algum tempo que a composição de preços vigentes atualmente nos mercados do boi magro, insumos e venda do boi gordo no mercado futuro era um grande desestímulo ao confinamento no segundo semestre. 

A conta simplesmente não fechava e muitos confinadores tradicionais estavam fora do mercado de reposição devido aos preços altos. A expectativa de aumento do confinamento, que era bastante forte no começo do ano, voltou para próximo da estabilidade nas pesquisas mais recentes.

Na última semana, porém, o cenário ficou um pouco melhor (ou “menos pior”) para os confinadores, já que a menor liquidez nos negócios de boi magro e a chegada do frio e seca às regiões produtoras têm trazido um volume maior de oferta ao mercado e, ainda que os preços não tenham caído de forma mais expressiva, apenas o aumento da oferta já é um bom sinal. 

A boa notícia, porém, foi o forte recuo das cotações do milho no mercado interno. Na esteira da melhor expectativa do plantio da safra americana o contrato de milho setembro recuou 11,50% nos últimos 30 dias, saindo de R$30,50/saca para os atuais R$27,00/saca. Essa forte queda trouxe a relação de troca entre arrobas de boi gordo e sacas de milho para acima de 4,50 sacas por arroba, um dos melhores patamares da história. Acompanhe na figura 1.

Ainda são poucos os confinadores que usam o mercado futuro de milho para travar relações de troca favoráveis, então é cedo para especular sobre os reais impactos que essa queda no milho pode ter na intenção de confinamento, mas o fato é que se ela persistir, isso abre espaço para fortes recuos no custo da ração do confinamento. Não é a solução, mas o cenário começa a ficar melhor do que antes.

 

Por:Leandro Bovo

 

Fonte: scot Consultoria

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago