Categories: ArtigosGado de Leite

Leite é essencial

Segundo ela, isso só acontece nos casos em que a pessoa tem uma alimentação desregrada e rica em gordura. Ela garante que a ingestão, tanto o leite, quanto dos derivados deve ser feita diariamente. "Em uma dieta equilibrada o grupo dos laticínios deve estar presente nas três refeições diárias. As crianças merecem atenção redobrada, pois o crescimento está intimamente ligado à quantidade de cálcio, vitaminas e minerais ingeridos até os sete anos".

Para aqueles que acham muito três porções diárias de leite, nutricionista Licinia Campos indica derivados como iogurtes e queijos. Mas ela insiste na importância da ingestão do leite e recomenda que crianças até os 10 anos tomem pelo menos três copos ao dia. Já adultos com 25 anos ou mais podem aumentar o número de copos de leite para cinco. Para os que já estão chegando aos 50 anos, a dica é tomar de cinco a seis copos por dia.

De acordo com Luana, o tipo de leite mais indicado para cada pessoa depende da fase em que está vivendo. Para as crianças e adolescentes, o melhor é o integral com teor de gordura mais elevado. "Vale ressaltar que esta indicação é para quem não tem nenhum problema com sobrepeso ou obesidade".

Já o leite semi-desnatado ou desnatado possui uma quantidade menor de gorduras saturadas, colesterol e um valor calórico menor que o integral. Este é indicado para aqueles que precisam ou querem perder peso. "E também para as pessoas que estão com as taxas de colesterol elevadas".

A nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Universidade de São Paulo, acrescenta que o leite também é rico em nutrientes menos conhecidos como o zinco e o selênio. "O primeiro fortalece o sistema imunológico e favorece a cicatrização e o selênio tem ação antioxidante, isto é, contribui para a integridade celular".

Além do leite de vaca, há ainda os leites materno, de cabra, de soja, de arroz e vários outros tipos. As nutricionistas garantem que todos eles são fontes de vitaminas e energia, mas recomendam orientação profissional na hora da escolha. Quanto ao leite materno, é o mais completo e funciona como uma vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Toda mãe deve amamentar o filho pelo menos até os seis meses e até essa idade, a criança não precisa de mais nada, nem de água. O período de amamentação pode ser estender até os dois anos ou mais.

Tipos

Desnatado – contém baixo teor de gordura. Em 100 gramas de leite existem, no máximo, meio grama de gordura. Apresenta um teor de cálcio e proteínas semelhante ao do leite in natura. É indicado para aqueles que querem uma alimentação pouco calórica.

Integral – contém um teor normal de gordura. Cada 100 gramas de leite tem pelo menos três de gordura. Apresenta um teor de cálcio, gordura e proteínas semelhante ao do leite in natura. É indicado para pessoas que desejam todos os benefícios nutricionais do leite incluindo os das gorduras.

Semidesnatado – contém um teor intermediário de gordura, ou seja, em 100 gramas de leite existem de 0,6 gramas a 2,9 gramas de gordura. Apresenta um teor de cálcio e proteínas semelhante ao do leite in natura. É indicado para pessoas que desejam uma alimentação menos calórica, mas que precisam dos benefícios nutricionais da gordura do leite.

Especiais – são alimentos que apresentam características nutricionais diferenciadas. Os mais comuns são aqueles com adição de ferro ou outras vitaminas, nutrientes que não existem em quantidade expressiva no leite in natura; ou aqueles com baixo teor de lactose, indicados para pessoas que tem dificuldade com a digestão do leite; ou ainda, uma dose aumentada de cálcio; ou os que contêm fibras comuns em vegetais.

Aromatizados – é um produto lácteo, homogeneizado, preparado com leite, açúcar no sabor chocolate ou de outras frutas. Os aromatizados devem conter pelo menos 70% de leite. Este produto é bem aceito pelas crianças e é uma boa opção para lanches.

Materno – é o mais completo de todos. O leite humano é muito diferente dos outros tipos de leite, mas também contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Contém ainda determinados elementos que os outros não conseguem incorporar, como anticorpos e glóbulos brancos. Protege o bebe de doenças e infecções. Isso sem falar na afetividade que envolve o ato de amamentar.

De soja – é uma alternativa para aqueles que não gostam do leite de vaca ou não podem consumi-lo. Feito a partir dos grãos de soja, é de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca. Tem ainda um baixo teor de glúcidos (açúcares) e não tem lactose (o açúcar natural do leite).

Para vegetarianos que eliminaram produtos lácteos, o leite de soja pode assumir um papel de extrema importância, pela qualidade das suas proteínas. Pode ser consumido puro ou de forma aromatizada.

rsuser

Share
Published by
rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago