Categories: Notícias

Lanagro/MG vai auxiliar Laboratório do Rio Grande do Sul

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), esclarece que o Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG) está sendo capacitado para realizar o controle de vacinas contra febre aftosa, como estratégia para auxiliar o Lanagro/RS, sempre que necessário, e para ampliação da capacidade operacional da Rede Oficial de Laboratórios. 

Essa estratégia é parte da política da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), que estabelece a existência de pelo menos duas Unidades Laboratoriais com capacidade para executar uma mesma análise na Rede Oficial de Laboratórios. O objetivo é que, durante uma eventual dificuldade operacional de um laboratório, exista outra unidade igualmente confiável e rastreável, para que não haja interrupção no serviço público oferecido. 

Outro fator que demonstra a importância dessa estratégia é o crescente aumento na demanda por análises laboratoriais junto à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, da qual fazem parte os Lanagros, para a certificação de produtos e insumos agropecuários e para a garantia da sanidade animal e da segurança alimentar. 

O Lanagro/RS é o responsável por realizar o controle de 100% das vacinas anti-aftosa do país. Tais medicamentos são utilizadas na imunização do rebanho bovino brasileiro em atendimento ao Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa. O controle de vacinas contra a doença, realizado por esse laboratório, foi pioneiro (2009) na obtenção da acreditação na norma ABNT NBR ISO 17.025/2005 junto ao Inmetro. Essa acreditação demonstra a competência, a qualidade e a rastreabilidade do processo de controle realizado nesse Laboratório. 

A vacinação contra febre aftosa é compulsória no Brasil, a exceção do Estado de Santa Catarina, que é livre da doença, sem vacinação. Por isso, a garantia da qualidade do medicamento é ainda mais necessária. O Governo testa 100% das vacinas produzidas destinadas à comercialização. 

Dessa forma, o Mapa ressalta que o controle de vacinas contra febre aftosa continuará sendo realizado pelo Lanagro/RS, sendo este referência para este escopo de análise. Já o Lanagro/MG está sendo capacitado para realizar o mesmo procedimento, em conjunto e em apoio ao Lanagro/RS. 

 

Fonte: Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago