Categories: ArtigosGado de Corte

Laboratório Geneal produz seu primeiro clone Girolando

O Laboratório Geneal – Genética e Biotecnologia Animal, com sede em Uberaba (MG), produziu seu primeiro clone da raça Girolando. Patativa Markowicz, do criador José Eurípedes da Silva, da Fazenda Uberaba, é uma das mais importantes doadoras Girolando da história, tendo conquistado os títulos de Bi-Grande Campeã Suprema Girolando ½, além de ser mãe da atual recordista mundial ¼, com produção superior a 70kg de leite em torneio leiteiro. Patativa agora tem uma cópia genética idêntica e poderá seguir contribuindo com a evolução da raça.

De acordo com o diretor técnico da Geneal, Dr. Rodolfo Rumpf, todo o processo de clonagem da doadora foi realizado, com sucesso, em menos de um ano. A Patativa Markowicz é um animal de destaque da raça Girolando.

O resgate da genética é muito importante, assim como usar esta técnica para multiplicar os animais diferenciados da raça, permitindo testar novos acasalamentos para seleção e melhoramento da raça.

Para o pecuarista José Eurípides, o Girolando está iniciando esse trabalho de valorização das suas matriarcas da mesma forma que o Nelore e o Gir Leiteiro o fazem. “A clonagem possibilita aos criadores continuar atendendo a demanda do mercado por meio de uma genética comprovada”, afirma.

A Geneal, em 2012 fez contrato de parceria e licenciou com exclusividade a patente de clonagem de bovinos, no Brasil — até 2021, junto à americana ViaGen.  “Para nós é importante participarmos da evolução do Girolando, que é uma raça com potencial de se expandir nos países tropicais”, enfatiza Rumpf. Ele acrescenta ainda que, além desse clone Girolando, a Geneal já clonou mais de 110 animais, das raças Nelore, Gir Leiteiro e Brahman.

A 1ª vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Magnólia Martins da Silva, afirma que “a clonagem da Patativa Markowicz demonstra a valorização da genética Girolando e a importância dessa tecnologia como ferramenta para garantir que animais desse porte possam continuar contribuindo com a evolução da raça”.

rsuser

Share
Published by
rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago