Notícias

Laboratório de Solos da Embrapa Rondônia recebe certificação de excelência

O Laboratório de Análises de Solos e Plantas da Embrapa Rondônia, em Porto Velho, está mais uma vez entre os melhores laboratórios avaliados pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), coordenado pela Embrapa Solos (RJ), tendo recebido o Selo de Qualidade PAQLF 2016. Segundo a pesquisadora responsável pelo Laboratório, Marília Locatelli, o Certificado de Excelência recebido é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no ano de 2015. “Demonstra que foram atendidos, com excelência, os critérios de qualidade de análise de solos constantes no Manual de Métodos de Análise de Solos da Embrapa. Assim como os produtores que trazem suas amostras para o laboratório podem ter confiança nos resultados”, destaca.
As análises de fertilidade do solo atendem tanto às pesquisas da Embrapa Rondônia quanto aos clientes externos (produtores e técnicos). Essa análise é fundamental para diagnose do solo e planejamento dos produtores, para garantir uma produção sustentável, e precisam ser feitas em laboratórios confiáveis. “A certificação é a garantia dessa confiabilidade que todos os usuários do nosso laboratório terão e permitem fazer suas interpretações e recomendações de corretivos e adubos. É importante para a pesquisa e para os produtores rurais o monitoramento da fertilidade através de resultados confiáveis”, completa Locatelli.
Foram avaliados mais de 140 laboratórios em todo o país e o Laboratório de Solos da Embrapa Rondônia obteve a classificação nível A, com a nota 95,54, que corresponde ficar entre os 10 melhores laboratórios do programa. “É uma grande satisfação para nós da Embrapa Rondônia que a cada ano mantém essa certificação, devido à sua equipe que está sempre atenda à qualidade dos seus serviços”, reforça o pesquisador da Embrapa Rondônia, Ângelo Mansur.
O Programa
O Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) tem como principal objetivo a verificação da qualidade das determinações analíticas em solos dos laboratórios de instituições públicas e privadas, tendo em vista a garantia dos resultados gerados pelos participantes e utilizados para o cálculo dos níveis de adubação e calagem que serão aplicados pelos produtores rurais de todas as regiões do Brasil.
O PAQLF fornece, a cada ano, um kit com 12 amostras de solo aos laboratórios participantes, para determinações de fertilidade de solos. Os laboratórios avaliados como sendo de excelência adquirem o direito de utilizar o Selo de Qualidade do PAQLF pelo período de um ano. Tais selos são rastreáveis, únicos em programas desta natureza, possuindo itens de segurança que impedem sua falsificação ou utilização indevida. Além disso, o programa auxilia aos laboratórios para identificação dos problemas detectados e também com treinamentos e disponibilização de metodologias ente outras informações que permitem a melhoria continua dos laboratórios participantes do PAQLF.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago