Categories: Notícias

Inseminação Artificial em bovinos melhora cenário da pecuária em Piraí/RJ

Ter acesso à tecnologia e técnicas consideradas de ponta na reprodução animal. Esta é a oportunidade que o produtor rural tem gratuitamente em Piraí. O programa de inseminação artificial bovina do município é um dos mais bem elaborados do Estado. Conta com acompanhamento de uma equipe especializada nos tratos com os animais. Os cuidados passam pela alimentação, sanidade e reprodução. A técnica iniciada em outubro de 2013 já obteve a marca de aproximadamente 80% de prenhez no rebanho que é atendido pelo Programa de Melhoramento Genético, número que antes era de 34%. 

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo é disponibilizada aos produtores que tem até 130 animais em seu plantel e desejam elevar sua produtividade e melhorar geneticamente as crias de seu rebanho, conforme explica a secretária de Agricultura, Carla De Carli. Atualmente, o programa atende 41 produtores. O número é considerado bastante expressivo. 60 bezerros já nasceram do projeto. 728 vacas foram inseminadas desde o início das atividades. 

Procedimentos 

O veterinário responsável pelo acompanhamento dos animas, Renato Guedes, explica que o procedimento é feito em etapas. “O primeiro passo é a avaliação dos animais para saber se estão aptos ao procedimento e para a escolha do devido sêmen. A partir disso, fazemos um tratamento hormonal que irá sincronizar o cio dos animais que serão inseminados, todos no mesmo dia. A terceira etapa é de diagnóstico. Usamos um ultrassom para fazer a confirmação da prenhez. Os animais que eventualmente não emprenham, novamente receberão tratamento hormonal”. 

A equipe é composta também por um inseminador, Laudair Severino. A partir disso, visitas periódicas são agendadas com os produtores que recebem orientação e assistência. Vacinas reprodutivas contra doenças, que causam prejuízos econômicos, também são aplicadas. 

Com a prática, dentro de três anos o rebanho dos engajados no projeto podem estar renovados. A secretaria de Agricultura dispõe de sêmen de quatro raças bovinas: holandês, nelore, gir e guzerá leiteiro. Os produtores que tiverem interesse em receber os serviços de Inseminação Artificial em Tempo Fixo devem procurar a Secretaria de Agricultura e dispor, apenas, dos exames de brucelose e tuberculose dos animais em dia, garantindo, deste modo, a sanidade do gado. 

 

Fonte: Folha Vale do Café

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago