Categories: Notícias

Inovações fazem parte da Vitrine Tecnológica da Colheita do Arroz em evento no RS

Os produtores que participarem da 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 5 a 7 de fevereiro no município de Tapes (RS), poderão ter uma amostra das principais inovações para o plantio da lavoura. Em um espaço de meio hectare no Parque de Exposições do Sindicato Rural, onde será realizado o evento, onze empresas vão mostrar na Vitrine Tecnológica soluções não só para a cultura do arroz mas também para a soja e o milho.

Segundo o engenheiro agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Tapes, Rudineli Carvalho, o preparo do espaço destinado para a mostra foi executado com a aplicação dos insumos no final de agosto, seguido do preparo de solo e plantio da área realizado em 28 de outubro de 2014, com a maior parte das parcelas utilizando a variedade Irga 424. De acordo com o especialista, até o início do evento a expectativa é que a área já esteja na fase plena de floração e entrando na parte de enchimento de grãos. “Teremos áreas mais híbridas de ciclo curto que deverão estar em uma fase mais avançada de enchimento de grãos, mas também teremos áreas de ciclo mais longo em fase de florescimento. Muitas empresas tem suas variedades próprias que utilizaram elas para expor seus materiais”, observa.

O técnico agrícola do 10º Núcleo de Assistência Técnica (Nate) do Irga, Almir Kawski, explica que como a área que estava bastante tempo parada foi preciso fazer um trabalho de drenagem e nivelação. Avalia também que a situação das lavouras da Vitrine Tecnológica refletem o patamar das áreas no Rio Grande do Sul. “Foi um ano complicado mas conseguimos chegar a uma bom estande das plantas. Nas vitrines de soja, tivemos dificuldades por causa da chuva. Apesar de estar em cima de microcamalhões, não foi fácil manter uma drenagem para se chegar a um bom nível das plantas. Temos a vantagem de estar em um ambiente mais controlado, mas as dificuldades que passamos aqui foram as mesmas que se encontrou nas lavouras da região”, ressalta.

A 25ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em parceria com a Associação dos Arrozeiros de Tapes. O tema do evento neste ano é “Cesta Básica Garantida, com Renda no Campo Comprometida”.

 

Fonte: Revista Produz

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago