Categories: ArtigosEquínos

Influenza Equina: Doença causada por vírus

Doença causada por vírus, à influenza equina, é contagiosa contraída por inalação e considerada a doença respiratória mais importante da espécie. Geralmente acomete animais de 1 a 3 anos de idade.Trata-se de doença endêmica na América do Norte, Europa e América do Sul.

O vírus pertence à família dos ortomixovírusexistindo dois subtipos, influenza A/Equi-1 e influenza A/Equi-2, classificados de acordo com as características antigênicas das glicoproteínas de superfície, a hemaglutinina (HA) e a neuraminidase (NA). Os vírus A/Equi-1 possuem uma H7HA e uma N7NA e os vírus A/Equi-2, uma H3HA e uma N8NA.

Os vírus da influenza sofrem mutação antigênica, o A/Equi-1 sofre menos mutações, de forma que são mais antigenicamente estáveis e menos patogênicos do que o A/Equi-2 que sofrem intensa mutação antigênica.

Depois do contágio, o vírus infecta as células epiteliais que envolvem as vias aéreas inferiores e superiores provocando a perda dos cílios. O período de incubação é de 1-3 dias, a propagação é rápida, com 100% de morbidade em populações suscetíveis. A taxa de mortalidade é baixa em casos não complicados, exceto em potros.

Os sintomas da doença são: tosse;secreção nasal; febre; depressão; letargia; inapetência; rigidez e edemaciamento de membros inferiores. Detectados os sintomas devem ser feitos exames laboratoriais a fim de isolar o vírus, detectando a doença.

O tratamento da doença é feito com o isolamento dos animais doentes reduzindo o nível de vírus aos outros animais. Os animais infectados não devem ser submetidos a estresse indevido e desnecessário; devem permanecer em repouso total pois, reduz a gravidade dos sinais clínicos, minimiza a excreção viral e encurta o período de recuperação. Oferecer alimento e água de qualidade. Medicamentos também são utilizados no tratamento como drogas antiinflamatórias não esteróides (AINEs) para diminuir a febre, eliminar a mialgia e melhorar o apetite. Todo a tratamento da doença deve ser acompanhado por médico veterinário responsável.

Existem vacinas para a doença, mas elas não evitam o contagio, apenas amenizam e dificultam uma possível contaminação.

 

 

rsuser

Share
Published by
rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago