Categories: ArtigosGado de Leite

Índices zootécnicos relacionados à nutrição em pecuária de leite

O conhecimento e o bom uso de índices zootécnicos em pecuária de leite são essenciais para atividade. Quando se propõe a execução de uma atividade dentro de um determinado modelo de produção deve-se estabelecer quais são os índices capazes de indicar se a atividade está seguindo os objetivos de acordo com a programação. Esse tipo de avaliação permite a identificação e resolução do problema antes que ele comprometa o resultado final.

Os índices relacionados à nutrição de rebanhos leiteiros estão diretamente ligados a capacidade produtiva do sistema e são de fundamental importância para garantir eficiência econômica. Abaixo serão apresentados alguns desses índices:

– Porcentagem de sobra (%) – Deve ser monitorada para que se tenha garantia de que não faltou alimento e evitar desperdícios. Um bom número seria entre 3 a 5% de sobra diária. Porcentagem de FDN da dieta (%) – é uma medida relacionada ao consumo e à exigência do animal. A presença de um nível mínimo, 25% de FDN total dos quais 19% devem ser oriundos da forragem (NRC, 1989), está relacionada à saúde do rumem e consequentemente da vaca.

– Condição Corporal – A avaliação da condição corporal, medida numa escala de 0 a 5, é um importante meio de avaliação do manejo nutricional. Este índice deve ser interpretado em conjunto com os dias em lactação (DHD) = 2,5 até 150 dias de DHD, 3,0 a 3,5 até secar, entre 3,5 a 4,0 até o parto.

– Escore de fezes – A avaliação das fezes do animal com critério bem definido é uma forma complementar de supervisão do manejo nutricional.

– Incidência de deslocamento de abomaso – Problemas de balanceamento ou manejo nutricional podem refletir em altas taxas de deslocamento de abomaso. Índice normal em rebanhos especializados – menor que 3%.

– Retenção de placenta – Alta incidência de retenção pode ter grande impacto sobre o sistema e a detecção precisa do índice evita a sub ou supervalorização do problema. Índice normal abaixo de 9%.

 

A tomada de decisão deve ser feita baseada na análise conjunta de vários índices e os valores da referência para cada índice podem variar de acordo com o sistema de produção adotado.

 

Por: Ricardo Peixoto – Médico Veterinário

Fonte: Equipe Rehagro

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago