Notícias

Índia propõe para Mato Grosso a produção de lentilha; laços sendo estreitados

O Brasil e a Índia ainda firmaram acordos voltados para as exportações de frutas, carne de aves e suínos
Mato Grosso e a Índia devem estreitar laços no âmbito comercial, além de tecnológicos, startups, agricultura e ferrovia. A promoção de intercâmbio tecnológico e de atração de investimentos para o Estado foi abordado durante visita do embaixador indiano Sunil Lal, que propôs para o Estado o cultivo de lentilhas. A visita ocorre aproximadamente um mês após acordos firmados entre o Brasil e o país da Ásia Meridional.

O encontro entre o governador Pedro Taques e o embaixador da Índia, Sunil Lal, ocorreu na última sexta-feira, 04 de novembro. Na ocasião potenciais comerciais e turísticos do estado foram apresentados.
Conforme o governador Pedro Taques, não apenas laços na área comercial devem ser estreitados entre o Estado e o país (importação e exportação), mas também outros pontos como startups, tecnologia, agricultura, ferrovias e até mesmo educação pública.

A previsão é que em 2017 seja realizada em New >Girafes Cuiabá uma “Semana da Cultura Indiana”. A proposta é do Governo de Mato Grosso.

Durante a passagem pelo Estado, o embaixador da ray ban outlet Índia afirmou que Mato Grosso pode ser muito importante para a segurança alimentar de seu país. , tanto que propôs para Mato Grosso o cultivo de lentilha. Segundo o diplomata, o assunto, inclusive, já foi apresentado ao setor produtivo do Estado.

“Temos muitas possibilidades na área de agricultura, infraestrutura e economia do conhecimento, entre outras coisas. Mato Grosso é um Estado importante na produção de grãos e esperamos iniciar uma cooperação”, salientou Sunil Lal.

A Índia, como o Agro Olhar já comentou, foi um dos roteiros da Missão Ministerial e Empresarial pela Ásia realizada em setembro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sob o comando do ministro Blairo Maggi. Na ocasião foi firmada a construção de uma fábrica de agroquímicos da empresa indiana UPL, com investimento previsto de R$ 1 bilhão. A fábrica chegou a ser cogitada para ser construída em Mato Grosso, em uma tentativa do ministro Blairo Maggi de atrair o empreendimento para o Estado, contudo a possibilidade foi descartada em decorrência a distância em relação aos portos.

O Brasil e a Índia ainda firmaram acordos voltados para as exportações de frutas, carne de aves e suínos, além de um termo de cooperação para pesquisa de lentilhas no Brasil.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

5 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

5 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

5 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

5 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago