Artigos

Importância do adequado processamento da silagem de milho para propriedade leiteira

Forragem e concentrados são responsáveis pela maior parte do custo de produção de leite. Em algumas fazendas o custo alimentar pode chegar a 70% do custo de produção. Por isso, é de extrema importância para o produtor controlar esta parte do custo para assegurar maiores retornos.

Uma maneira interessante de aumentar o retorno da atividade leiteira é certamente capturar o máximo de nutrientes de cada ingrediente utilizado na dieta. Em uma dieta normal brasileira, próximo de 50% do que o animal irá consumir poderá ser silagem de milho. Desta maneira o aproveitamento da silagem torna-se de grande importância. Os produtores precisam trabalhar em conjunto com o nutricionista e o agrônomo para entender o que pode ser realizado na fazenda para aumentar a digestibilidade da planta de milho, como a digestibilidade pode ser medida e como a digestibilidade afeta o custo de produção.

Utilize o máximo de nutrientes dos seus ingredientes.

Os nutrientes da silagem de milho são diversos. A palha oferece fibra e o grão amido. O amido esta dentro do grão e este precisa ser quebrado para expor o amido à fermentação rumenal. Sem o correto processamento do grão da silagem de milho no momento da colheita, grande parte deste amido não será utilizada pelo animal. O correto processamento do grão da silagem de milho (figura 1) é uma ferramenta essencial na produção de leite e extremamente dependente do equipamento que esta colhendo a silagem e do operador da máquina.

Figura 1 – Planta de milho sendo colhida para produção de silagem.

 

Uma silagem de milho com grãos mal processados irá resultar em menos amido no rúmen e no intestino do animal. Já uma silagem de milho com grãos bem processados irá aumentar a quantidade de amido no rúmen e intestino do animal, e este irá necessitar de menos ração para produzir a mesma quantidade de leite.

A qualidade do processamento do grão da silagem de milho pode ser medida. Existe um método chamado KPS (grau de processamento do grão da silagem de milho), que descreve a porcentagem de amido que estará disponível para vaca. Existem três graus de qualificação da silagem de acordo com KPS:

– silagem mal processada: KPS < 50%
– silagem adequadamente processada: KPS >50% e <70%
– silagem bem processada: KPS > 70%

Um experimento realizado nos EUA concluiu que o KPS médio naquele país era de 58%. Em um segundo experimento, realizado na Califórnia, pesquisadores focaram em dois questionamentos: quais seriam as melhores práticas de operação da máquina que colhe a planta de milho e qual o impacto no custo da dieta de uma colheita bem realizada. Foram coletados 11.000 amostras de silagem de milho. Quando comparado à média (58%), se o produtor trabalhasse para melhorar o KPS (passar para valores maiores de 70%), este poderia economizar R$0,46/vaca/dia. Certamente uma economia que impactaria o retorno da atividade leiteira.

Portanto, o correto processamento da silagem de milho pode ser uma ferramenta imprescindível para a continuidade na atividade em momentos difíceis.

Adaptado de: There is more to processing than meets the eye. Luciana Jonkman. Hoards Dairyman. Fevereiro 2015.

 

Matheus

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago