Categories: Notícias

IMAmt inaugura microfábrica em Brasília, em parceria com Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Um passo importante e necessário no sentido de encontrar novas biotecnologias para controlar insetos-praga e nematoides que ameaçam o cultivo do algodoeiro, e fazer com que os resultados da pesquisa cheguem ao campo – assim o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Milton Garbugio, definiu a microfábrica inaugurada na segunda-feira (24 de novembro), em Brasília.

Resultado de uma parceria entre o IMAmt – o braço tecnológico da Ampa – e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a Unidade Experimental de Desenvolvimento de Bioinseticidas foi inaugurada como parte das comemorações dos 40 anos dessa unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sediada na capital federal. 

A solenidade contou com as presenças do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, do chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral S. Dias, e do diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, além dos pesquisadores envolvidos diretamente na parceria Embrapa-IMAmt, como Rose Monnerat, coordenadora da equipe do Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE), Paulo Queiroz e Marcelo Soares.

O pesquisador Marcelo Soares, da equipe do IMAmt, explicou que a planta-piloto é destinada à produção de bactérias com diferentes propósitos, como o controle de insetos-pragas (lagartas, besouros, sugadores, etc) e de nematoides, ou ainda promover o crescimento das plantas. “O trabalho que era feito antes em tubos de ensaio poderá ser feito agora em escala maior, permitindo diferentes formulações a partir de bactérias selecionadas de aproximadamente 2.500 raças de Bacillus thuringiensis do banco da Embrapa Recursos Genéticos e Bioteconologia”, diz Soares.

De acordo com Alvaro Salles, o trabalho de prospecção desses micro-organismos com potencial para utilização nas lavouras de algodão vem sendo realizado há alguns anos, em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A microfábrica, montada com recursos do IMAmt na sede dessa unidade da Embrapa, dispõe de equipamentos que permitem elaborar diferentes tipos de formulação que podem ser interessantes para o agronegócio do algodão. Essas formulações serão testadas em ensaios de campo com o objetivo de se obterem registros e a se chegar a protótipos comerciais.

“O campo do controle biológico é muito promissor e hoje desperta o interesse de grandes empresas voltadas para o controle de pragas e o desenvolvimento de novas tecnologias”, argumenta Garbugio. Segundo ele, o IMAmt está ciente da importância das biotecnologias e empenhado em desenvolver bioinsetecidas e outros produtos biológicos que possam ser produzidos por parceiros comerciais, de modo a serem utilizados pelos produtores em suas lavouras. 

 

Fonte: Agrolink 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago