Categories: Notícias

IBGE mapeia infraestrutura do país e aponta “vazio logístico” no Nordeste e Norte

No comunicado sobre o trabalho, o instituto afirma que as rodovias têm uma forte predominância sobre os outros modais no país, com 61% do transporte de carga, e estão concentradas na região Centro-sul do paísO IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na terça-feira (25/11) o Mapa de Logística dos Transportes, primeiro documento a reunir a localização de todos os modais de transportes e infraestruturas para a distribuição de mercadorias, como terminais alfandegados e armazéns, por exemplo.

No comunicado sobre o trabalho, o instituto afirma que as rodovias têm uma forte predominância sobre os outros modais no país, com 61% do transporte de carga, e estão concentradas na região Centro-sul do país, com destaque para São Paulo. O trabalho aponta um “vazio logístico” em outras regiões.

“É interessante notar alguns “vazios logísticos” onde a rede de transporte é mais escassa, como o interior do Nordeste; a região do Pantanal, excetuando-se a área de influência da hidrovia do Paraguai; e o interior da floresta amazônica, à exceção do entorno das hidrovias Solimões-Amazonas e a do Madeira”, diz o comunicado.

O trabalho concluiu que o crescimento econômico e o aumento do mercado interno estão gerando uma demanda crescente por melhorias nos sistemas de transportes para diminuir os custos logísticos e tornar a produção nacional mais competitiva no exterior e mais acessíveis ao mercado interno.

MAPA

O mapa se utiliza de dados já disponíveis em outros órgãos públicos e instituições do setor, como a CNT (Confederação Nacional dos Transportes). Ele aponta as principais infraestruturas e mostra também alguns fluxos de mercadorias, como os da aviação de carga. Um dos destaques do IBGE é para a infraestrutura do Estado de São Paulo, considerada bem distribuída no território.

“Com efeito, esse Estado é o único a apresentar uma infraestrutura de transportes na qual as cidades do interior estão conectadas à capital por uma vasta rede, incluindo rodovias duplicadas, ferrovias e a hidrovia do Tietê”, afirma o trabalho.

Um dos destaques do trabalho é o mapeamento de dois elementos pouco estudados da logística no país, que são os armazéns de grãos e as estações aduaneiras internas, os chamados portos secos. Segundo o comunicado, a intenção é “contribuir para a análise e construção de uma nova geografia do país, a partir do entendimento da logística dos transportes de cargas e de pessoas enquanto dimensões estruturantes da rede urbana brasileira e das conexões intrarregionais que articulam o território nacional”.

O mapa pode ser consultado pelo site do IBGE (http://mapas.ibge.gov.br/tematicos/infra-estrutura-e-logistica)

 

Fonte: Folha Press

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago