Notícias

Hortifruti/Cepea: Abandonar ou persistir na citricultura?

No caso do HLB, não há solução milagrosa, segundo relata o entrevistado Renato Beozzo Bassanezi, do Fundecitrus. De acordo com Bassanezi, “é preciso adotar várias ações internas e externas à fazenda para que resultem no sucesso do controle. É preciso também uma ação conjunta entre os produtores tanto contra o HLB (greening) como contra o cancro”.

Um aprendizado importante dessa recente crise é que o produtor que optou pela diversificação foi o que sobreviveu com menos dificuldades ao período de baixos preços. Leandro Aparecido Fukuda, consultor na área de citros, recomenda que produtores diversifiquem seu portfólio para ter maior estabilidade.

Para os que permanecem na atividade, os chamados de “resilientes” pela Hortifruti Brasil, os desafios de se manter na atividade são maiores para os pequenos e médios produtores. Esse grupo precisa realizar ações coletivas urgentes, como um sistema de remuneração mais equilibrado pela caixa de laranja, renegociação das dívidas, um aporte extra para renovação dos pomares e um sistema de controle compartilhado do HLB (greening) com os demais produtores.
Para saber mais sobre os “caminhos viáveis” a serem percorridos na citricultura, consulte a nova edição da HFBrasil no site: http://www.hfbrasil.org.br/

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo