Notícias

Governo de Minas apresenta em São Paulo a Semana Internacional do Café

Em setembro, Semana Internacional de Café vai reunir mais de 70 países em Belo Horizonte

Espaço Café Brasil e reunião de 50 anos da OIC são as principais atrações

SÃO PAULO (26/03/2013) – O Governo de Minas promoveu nesta terça-feira (26), em São Paulo, mais uma etapa do lançamento da Semana Internacional do Café. O evento será realizado em Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro, no Expominas, e vai receber a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada à cafeicultura.

Empresários, cooperativas, secretários de Agricultura, representantes de entidades ligadas ao agronegócio e jornalistas se reuniram no Espaço Minas Gerais, na capital paulista, onde assistiram a uma apresentação sobre a Semana Internacional do Café, que será um dos maiores eventos mundiais do setor em 2013. Na semana passada, também foi realizada em Belo Horizonte uma entrevista coletiva para a imprensa sobre o evento.

A Semana Internacional do Café se insere nos esforços de internacionalização do Estado, empreendido pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo. A Semana é promovida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a OIC, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) – principal entidade do agronegócio mineiro – , Sebrae-MG – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.

“Apesar de ser realizada em Minas Gerais, a Semana Internacional do Café é um evento de todos. Estamos convidando os estados envolvidos com a produção de café a participar, já que o Brasil é o maior produtor mundial de café”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento. Este ano, o Brasil irá produzir cerca de 50 milhões de sacas de café, a metade em Minas Gerais.

OIC

Uma das atrações da Semana Internacional do Café será a reunião que comemora os 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). Os encontros da OIC são tradicionalmente realizados em Londres, sede da organização. Na reunião de 50 anos em Belo Horizonte, centenas de delegados de 70 países irão para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.

Segundo o diretor-executivo a OIC, Robério Silva, presente ao evento de lançamento, um dos objetivos é trazer também para Minas os grandes traders e torrefadores. “Vamos sair da reunião de 50 anos da OIC com um entendimento sobre sustentabilidade e sustentação de preços para o produtor”, afirma.

A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável, dando melhores condições a todos os participantes do setor. Os países membros (produtores e consumidores) discutem as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café e desenvolvem as políticas e soluções apropriadas.

Para o presidente da Faemg, Roberto Simões, “a promoção de um evento como este vai fazer com que a produção nacional e mineira busque melhorar seus produtos, melhorar o preço e a imagem para o mundo. A Semana Internacional vai mostrar o que somos capazes de fazer, com qualidade que agrada a todos os consumidores mundo afora”.

Espaço Café Brasil

Durante a Semana Internacional do Café, também será realizada a 8ª edição do Espaço Café Brasil, com área de exposições e atrações para o segmento cafeeiro. A expectativa dos organizadores é de que estejam presentes cerca de 200 expositores e a presença de 10 mil visitantes. É a primeira vez que a feira será realizada em Minas Gerais.

O Espaço Café Brasil é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadoras, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Paralelamente à feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops. “Teremos produtores, muitos pequenos, fazendo contato direto com compradores nacionais e internacionais de café”, afirma o diretor do Espaço Café Brasil, Caio Alonso.

Espaço Café Brasil em números (2012):
• 6.500 visitantes de 18 países
• 110 marcas expositoras, gerando cerca de 10 milhões em negócios
• 35 lançamentos de produtos e serviços
• mais de 10.000 cafés servidos por mais de 80 baristas e profissionais
• mais de 30 compradores internacionais
• 90 horas de conteúdo e debates para mais de 2.000 pessoas
• 40 workshops e palestras com as principais cabeças do mercado
• 14 sessões de cupping, mais de 400 xícaras provadas
• 42 amostras recebidas para Coffee of the Year Brasil & Rodada de Negócio
• 500 mil em negócios gerados na venda direta entre comprador-produtor
• 15 reuniões One to One, conectando torrefadores e produtores
• Milhares de apaixonados e apreciadores de café

Números do Café
– Produção do Brasil (previsão 2013): 50 milhões de sacas
– Produção de Minas Gerais (previsão 2013): 25 milhões de sacas
– Brasil: 37% da produção mundial de café
– Brasil: 28% das exportações mundiais de café
– A exportação de café por Minas Gerais em 2012 movimentou US$ 3,8 bilhões. É o principal produto da pauta de exportações do agronegócio mineiro. Minas também é o principal exportador de café do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo