Algumas já são utilizadas com o gado bovino há mais de 20 anos no Brasil.
Barrigas de aluguel e clonagem de equinos são algumas das alternativas.
O Globo Rural deste domingo (29) apresenta técnicas de reprodução para cavalos que ganham destaque no mercado brasileiro. Algumas já são utilizadas com o gado bovino há mais de 20 anos, e agora são empregadas também com equinos. A recente valorização do cavalo, principalmente para o lazer e o esporte, é o fator que aumenta o interesse dos criadores nesses animais.
A primeira técnica apresentada no programa é a transferência de embriões. Realizada numa fazenda da região de Caxambu, sul de Minas Gerais, a inseminação consiste em retirar o óvulo de uma égua de alta linhagem, fecundá-lo com o sêmen de um garanhão – também de alto valor –, e inserir o embrião no útero de um animal comum. Usando barrigas de aluguel, a égua de alta linhagem é capaz de gerar cinco ou seis filhos por ano. Na reprodução tradicional, cada uma pode ter apenas doze filhotes durante toda a vida.
Outra técnica existente que cresce no cenário nacional é a clonagem de equinos. Um laboratório localizado em Mogi Mirim, em São Paulo, já tornou a técnica uma atividade comercial com vacas e bois. Agora faz experiências para estender a tecnologia aos cavalos. A reportagem de Nelson Araújo mostra dois clones de animais de alta linhagem e explica como o processo é feito.
O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta-feira, após o Telecurso.
Por: Globo Rural
Fonte: Globo Rural
