Notícias

Fundesa reforça alerta para Influenza Aviária

O surgimento de novos casos de giày Influenza i Aviária na Europa e no Japão é motivo de alerta para produtores brasileiros de aves darem mais atenção às questões de biosseguridade. A disseminação da doença por outros continentes, depois do grande surto registrado nos Estados Unidos em 2015 – quando mais de 50 milhões de aves foram exterminadas – motivou um novo alerta aos produtores, por parte do Ministério da Agricultura e que vem sendo reforçado pelo Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS.
Desde a Copa do Mundo de 2014 o Fundesa já vem avisando os contribuintes sobre a importância de dar maior atenção aos cuidados com a biosseguridade das granjas. “O controle de trânsito nas propriedades é algo que o produtor nunca deve descuidar”, afirma o presidente do Fundesa Rogério Kerber. A entrada restrita de pessoas e veículos nas propriedades é apenas uma das medidas para garantir a sanidade dos plantéis. Além disso, a limpeza das instalações, troca de roupas para ingresso nas áreas de produção e a manutenção de telas antipássaros e cercas em boas condições para evitar o ingresso de aves migratórias e animais domésticos nas granjas são ações fundamentais.

O Brasil nunca registrou casos de Influenza Aviária. Apesar da situação positiva do país, o Rio Grande do Sul está no eixo de aves migratórias da América do Norte, por isso a importância de manter a vigilância. “Sanidade animal é responsabilidade de todos. Além dos médicos veterinários dos serviços oficial e privado, o produtor também tem papel indispensável nos controles internos”, afirma Kerber.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago