Notícias

FRANGO/CEPEA: Carne bovina e exportação favorecem setor avícola em 2014

Em 2014, foram marcantes dois momentos de forte alta dos preços do frango vivo e da carne no mercado nacional, seguidos de relativa estabilidade. Apesar desses impulsos, o que vem garantindo bons resultados ao setor é mesmo o valor em Reais recebido pela carne brasileira exportada.

De janeiro a novembro, o preço médio foi de R$ 4,40/kg, um recorde para o período. A primeira mudança de patamar dos preços ocorreu logo no início do ano, quando a valorização da carne bovina, decorrente da baixa oferta de animais para abate, estimulou o consumo de proteínas substitutas.

Animado, o setor reagiu rapidamente elevando a produção, o que proporcionou ajuste da oferta à demanda e consequente estabilidade dos preços. Mas a forte valorização no setor avícola ocorreu mesmo no segundo semestre.

No atacado da Grande São Paulo, o preço recebido pelo frango resfriado atingiu em 16 de setembro o maior valor do ano, de R$ 3,83/kg. O reajuste mais expressivo ao longo de um mês para esse produto, de 10,8%, foi registrado em agosto. Naquele momento, a Rússia anunciou que mais de 20 plantas frigoríficas brasileiras estariam habilitadas a embarcar carne ao país. As cotações continuaram subindo até meados de setembro, mas logo voltaram a cair.

 

Fonte: CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Ap

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo