Notícias

Frango vivo: em junho, o menor número de cabeças do semestre

Com base na produção de pintos de corte dos seis meses decorridos entre novembro de 2015 e abril de >Strawberry 2016 (dados da APINCO), conclui-se que em junho corrente o número de cabeças de frango enviadas para o abate corresponderá ao menor volume real do primeiro semestre de 2016.

O gráfico abaixo aponta nessa direção. Nele, supôs-se que os pintos alojados mensalmente tiveram viabilidade de 96% e que foram abatidos aos 42 dias de idade.

Pelo gráfico (que mostra os volumes nominais mensais), o menor volume deste semestre foi registrado em fevereiro. É preciso lembrar, no entanto, que o mês é mais curto. Assim, ajustados os abates de fevereiro para um mês de 30 dias (como junho corrente), observa-se que o volume então disponibilizado para o abate superou o do presente mês.

Por sinal, é também em junho que se registra a menor variação do semestre em relação ao primeiro semestre de 2015. Dois meses atrás, em abril, o volume destinado ao abate foi 6,32% maior que o de um antes. Agora, a diferença está em apenas 3,24%.

A despeito da presente redução, o semestre está sendo encerrado com um volume 5% maior que o do mesmo semestre do ano passado. De toda forma, a maior parte do aumento (+5,5%) concentrou-se no primeiro trimestre do ano. Já no segundo trimestre o incremento foi de 4,6%.

Não há indicações, ainda, do volume de pintos de corte produzido em maio passado. Mas supondo-se que tenha se mantido (não só em maio, mas também em parte de junho) na média dos quatro primeiros meses do ano – 550 milhões de cabeças – o segundo semestre do ano será aberto com um volume de frangos ainda menor que o de junho.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago