Notícias

Frango abatido: relação de preços entre o atacado e o varejo

Partindo do valor registrado no final de dezembro de 2014, o gráfico abaixo aponta a evolução de preços do frango abatido no varejo em relação aos preços vigentes no atacado nos últimos 18 meses. E mostra que o consumidor pode pagar pelo produto valores que vão desde pouco mais de 35% até acima de 70% do preço registrado no atacado.
Como essa relação está expressa pela média quadrissemanal móvel, os valores extremos acabam minimizados. Assim, analisando individualmente, semana a semana, o adicional de preço do frango abatido no varejo em relação ao seu valor de venda no atacado, observam-se acréscimos que vão desde um mínimo de 23% até um máximo de 80%.

Mas porque tão grandes diferenças? Porque, em essência, as variações de preço no varejo são bem menores que as observadas no atacado. O que significa, também, que são pouco influenciados pelas variações na oferta.
Em setembro do ano passado, por exemplo, a oferta ajustada fez com que o preço do frango resfriado alcançasse, no atacado paulistano, o maior valor do ano. Então, pela média quadrissemanal, o produto foi negociado por valor 22% superior à média do período. Mas, então, o preço no varejo ficou não mais que 3% acima da média desses 18 meses, fazendo com que o “ganho” aparente do varejista ficasse em cerca de 37%.

Opostamente, no final de janeiro de 2016 – em decorrência de uma oferta excessiva para um consumo restrito (período de férias) – o preço do frango abatido retrocedeu no atacado a um dos menores valores do ano, ficando 20% mais barato que no pico de setembro. Mas no varejo a queda não foi além de 12%, possibilitando que o “ganho” do varejista subisse para 73%, quase o dobro do que foi registrado quatro meses antes.

Em síntese, nas 79 semanas analisadas, os preços no atacado registraram variações máximas de 15% e 22% abaixo e acima da média, respectivamente. Amplitude, portanto, de 38 pontos percentuais. Já ao nível do consumidor essas variações ficaram 8% e 12% abaixo e acima da média, amplitude de 20 pontos percentuais.

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago