Gado de Leite

Fornecimento de água para bezerras

O consumo de água está diretamente relacionado ao consumo de MS (matéria seca). Os animais em crescimento têm uma alta exigência nutricional, que aumenta proporcionalmente ao seu crescimento. Qualquer problema que leve a uma redução no consumo de água levará também a uma queda no consumo de alimentos e nas taxas de desenvolvimento.

Para que as bactérias ruminais possam fermentar os substratos da dieta (grãos e volumosos) elas precisam viver em um ambiente aquoso. Sem água suficiente as bactérias não podem crescer, e o desenvolvimento ruminal é atrasado. A maioria da água que entra no rúmen vem da água que é ingerida. Desta forma, para o desenvolvimento precoce do rúmen água limpa e fresca deve estar à disposição dos bezerros a partir do nascimento. O consumo de água aumenta o consumo de matéria seca e o ganho de peso.

agua-para-bezerras-artigo-1

Fornecimento de água para bezerras desde o primeiro dia de vida

O consumo de água varia muito e é influenciado por uma série de fatores, entre os quais citam-se: tamanho corporal, nível de atividade física, estado fisiológico, composição e forma física da dieta, consumo de alimentos, horário de pastejo, temperatura, umidade, velocidade dos ventos, qualidade e acesso à água, precipitações e interações sociais. Além desses efeitos, ocorre ainda grande variação individual.

agua-para-bezerras-artigo-2

Coelho, 1999

Figura 1. Consumo médio diário de matéria seca total (MST) e água, agrupados por semanas, de bezerros alimentados com concentrado e feno ou apenas feno e desaleitados aos 30 dias de idade (dados agrupados dos dois tratamentos).

Conforto significa acesso à água e alimentos de qualidade, ambiente seco, e controle de extremos de temperatura. Portanto, água fresca e limpa deve ser colocada à disposição dos bezerros já nos primeiros dias de vida.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo