Notícias

Focos de calor em Mato Grosso estão 40% maiores em 2016; Senar oferta curso para combater o fogo

Mato Grosso, até o dia 20 de julho, registrou um incremento de 40% na constatação de focos de calor no comparativo com o período em 2015. A colheita de milho e algodão seguem no Estado e os produtores devem estar alertar diante a umidade relativa do ar estar baixa e as temperaturas altas. Diante tamanha demanda do setor produtivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) formatou um treinamento à distância de combate ao fogo.

Entre 1º de janeiro e 20 de julho, Mato Grosso acumulou 8.362 focos de calor, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O volume é 40% superior aos 5.991 focos constatados o ano passado no período. Segundo o Inpe, o Estado segue na liderança de registros. O Tocantins vem em seguida com 4.256 focos e Roraima com 3.161.

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso teve início no último dia 15 de julho e segue até 15 de setembro, podendo o período a ser prorrogado. Como o Agro Olhar destacou recentemente, o uso de fogo para limpeza e manejo em áreas rurais crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil a R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Já em áreas urbanas o uso de fogo para limpeza de quinta é considerado crime o ano todo.

Nas últimas semanas, conforme o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), várias solicitações surgiram na entidade para a formatação de um novo treinamento para preparar os produtores e trabalhadores rurais para combater incêndios nas lavouras.

O Senar-MT revela que para atender a essa demanda imediata há um treinamento à distância oferecido pelo Senar/Central por meio do endereço eletrônico http://ead.senar.org.br/cursos/campo-sustentavel/ .

O treinamento conta com assuntos voltados para o manejo integrado do fogo, equipamentos de proteção individual, ferramentas e equipamentos de combate ao fogo, métodos para realizar queima controlada e até legislação.
De acordo com o Senar-MT, o curso mostra ainda ações para combater os incêndios e o efeito do fogo no meio ambiente.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago