Notícias

Focos de calor crescem 52% em MT no período proibitivo de queimadas

Restrição ao uso do fogo foi de 15 de julho a 30 setembro deste ano. 

Segundo o Inpe, foram mais de 15 mil ocorrências de calor no estado.

O período proibitivo de queimadas chegou ao fim em Mato Grosso contabilizando 15.211 mil focos de calor, segundo o satélite referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As ocorrências foram medidas entre 15 de julho a 30 de setembro, quando vigorou a proibição para o uso do fogo em atividades de manejo no campo. Na área urbana a utilização é proibida o ano todo.

Conforme o Inpe, a maior parte dos registros ficou concentrada no município de Colniza (1.460 totais), seguida por Nova Nazaré (717) e Feliz Natal (555).

Quando comparado ao igual intervalo de 2013, o número de focos de calor em Mato Grosso cresceu 52,7%, conforme o Inpe. Entre julho e setembro do ano passado foram contabilizadas 9.957 ocorrências.

Naquela época, Colniza (477 casos) também liderava o ranking, seguida por Campinápolis (375) e Paranatinga (324). Nesta quinta-feira (02) o Comitê Estadual de Gestão do Fogo anunciou que não haverá mais prorrogação do período proibitivo para uso do fogo no estado.

Originalmente programada para encerrar em 15 de setembro, a proibição foi estendida por mais 15 dias (até 30/09) em função da forte estiagem e das queimadas registradas tanto na área rural quanto na urbana.

 

Por: Leandro J. Nascimento

Fonte: G1- MT

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo