Notícias

Foco de raiva provoca morte de 30 animais em propriedade do RS

Esses são os primeiros casos de morte em São Sapé dos últimos 40 anos.

Inspetoria Veterinária orientou a vacinação de todo o rebanho do município.

Um foco de raiva deixa em alerta os pecuaristas de São Sepé, no Rio Grande do Sul. A doença provocou a morte de 30 animais. Esses são os primeiros casos de morte registrados no município nos últimos 40 anos.

Os animais morreram nas duas últimas semanas. O dono de uma das propriedades da região ficou assustado quando viu os sintomas da raiva nos bois. A secretaria enviou amostras do cérebro do animal morto para análise e confirmou a morte por raiva. O produtor que entrou em contato com o boi morto precisou ser vacinado. “O sintoma do boi dá na gente também. É um caso muito perigoso. Então, estou me vacinando”, diz o agricultor Alberi Cantarelli.

Diante do surto a Inspetoria Veterinária orientou que o rebanho do município de 117 mil cabeças fosse vacinado o mais rápido possível. Outra medida de urgência foi a busca por morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue e que são os principais transmissores do vírus da raiva para o gado.

Técnicos da Inspetoria Veterinária procuram casas abandonadas. Os morcegos costumam procurar esses locais para ficar durante o dia. Já durante a noite eles saem à caça. Dentro de uma das casas foram encontrados sete morcegos.

Os morcegos transmitem a doença para outros morcegos. Por isso, a orientação é para que os produtores rurais da região vacinem os animais contra a raiva bovina.

“É um reforço muito importante para garantir a funcionalidade da vacina e fazer esse levantamento dos morcegos”, diz Lilian Ceolin, veterinária da Emater no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo