Notícias

Fim da estiagem traz alívio para pecuaristas do norte de MT

Com as chuvas da primavera, agricultores retomaram o plantio.

Pastagens também se recuperam e aliviam o bolso dos pecuaristas.

No norte de Mato Grosso, os agricultores estão mais otimistas. Eles retomaram o plantio da safra de soja e as pastagens também já começam a se recuperar da estiagem.

O pasto voltou a ficar verde em uma fazenda em Sinop, norte de Mato Grosso, após quatro meses de seca. Durante este período, Eusébio Zonta conta que manteve as 2 mil cabeças de gado confinadas. “No período em que as pastagens ficam mais pobres, o pecuarista, para manter o padrão, tem que suplementar”, diz.

E mesmo com a pastagem já verdinha, o produtor não pode soltar o rebanho porque com a estiagem de outubro, a planta ainda está em desenvolvimento e não tem os nutrientes necessários.

“Normalmente a gente espera um pouco, para que a pastagem se recomponha, para que tenha reserva de forragens, para que possamos renovar o pasto, sem afetar a planta”, explica Bruno Pedreira, agrônomo.

Em outra fazenda, que também fica em Sinop, a demora nas chuvas atrasou o plantio das lavouras. O produtor Antônio Prates conseguiu terminar de plantar agora os 2 mil hectares de soja.

O período recomendado para terminar o plantio no norte de Mato Grosso vai até o dia 20. De acordo com o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em todo o estado, o cultivo foi concluído em pouco mais de 40% da área, enquanto nesta mesma época do ano passado, o índice chegava a 72%.

 

Por: Leandro Trindade

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo