Notícias

Figo se adapta bem ao solo e clima de Mato Grosso do Sul, podendo ser alternativa de produção

Clima temperado, boa luminosidade e solo fértil são requisitos básicos para o cultivo do figo. Segundo o técnico-agrícola e instrutor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, Antônio Minari, as condições climáticas de Mato Grosso do Sul são adequadas ao plantio da fruta. Em novembro, a entidade qualificará 30 produtores para o cultivo de figo nos municípios de Sidrolândia e Rio Verde de MT, de 10 a 13 e de 18 a 21, respectivamente.

A variedade de figo cultivada em Mato Grosso do Sul é o Roxo de Valinhos, originária de Valinhos, na região de Campinas (SP). Segundo o instrutor do Senar/MS, Carlos Alberto Salgueiro, “essa variedade se adapta muito bem no Estado, tendo como melhor época para plantio os meses de novembro, dezembro e janeiro”, destaca. Salgueiro considera o período de no mínimo um ano para a primeira colheita. A partir do terceiro ano a produção é estabilizada.

Segundo Minari, os investimentos iniciais para o cultivo de figo na propriedade são basicamente a compra de calcário, adubo, irrigação e pulverização que ajuda no controle de doenças. “É importante tratar o pH (Potencial Hidrogeniônico) do solo para que ele fique neutro, que é o ideal para a cultura, realizar podas anualmente, além da prevenção no controle de doenças fungicidas, principalmente a ferrugem”, explica o instrutor, ressaltando ainda que em solos muito férteis é dispensável o investimento em irrigação.

 

Fonte: Revista Produz

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo