Notícias

Festa em Florianópolis para os Melhores da Suinocultura Agriness

Agriness Info 360 debate produtividade e premia melhores do Brasil e Argentina. Noite de saborear carne suína e premiar suinocultores competentes do Brasil e da Argentina. Aqui, solo verde e amarelo, há suinocultor fazendo 34,84 desmamados por fêmea ao ano.

Sete grandes vencedores. Um jantar à base de carne suína. Um exemplo de competência na gestão de uma granja familiar que faz história. Terminou assim o primeiro dia do Info 360, evento que reúne em Florianópolis (SC), na Associação Catarinense de Medicina (ACM), cerca de trezentos produtores, representantes de cooperativas e empresas, pesquisadores, professores e profissionais da suinocultura do Brasil, Chile, da Argentina e Bolívia.

Promovido a cada dois anos pela Agriness, empresa que atua na área de programas de gestão para a cadeia produtiva da suinocultura, gerenciando hoje 1,6 milhão de matrizes no mundo.  Sendo 1.800 produtores somente no Brasil.

O vencedor argentino da disputa foi a propriedade La Sucho, de Benjamin O’Dwyer, que atingiu 31,19 desmamados por fêmea ao ano (DFA). Tratando de Brasil, o prêmio, pela primeira vez, foi desmembrado em seis categorias, de acordo com o número de matrizes. Na inédita categoria “Produtor Melhor Evolução em DFA”, o primeiro lugar foi para Vilmar Sgarbossa, de Xaxim (SC), com apenas 151 matrizes, que saltou de 25,29 DFA em 2013 para 30,38 em apenas dois anos. Falando em plantel, os vencedores foram: até 300 matrizes, quem levou foi a premiadíssima Chácara Vó Ita, de Castro (PR), com 33,01 DFA. De 301 a 500 matrizes,  o campeão foi a Unidade Itapiranga (SC) da Schoeler Suínos, com incríveis e inéditos 34,84 DFA. De 5001 a 1000 matrizes, o prêmio foi para a Granja Bela Vista, de Urucânia (MG), que emplacou 33,45 DFA. 33,5 DFA foi o placar alcançado pela Granja Capivari, de Bom Despacho (MG), que levou a honraria na categoria de 1001 a 3000 matrizes. A Granja Perazzoli, na categoria maior de 3 mil matrizes, levou o título com 31,25 DFA.

O Info 360 foi aberto no início da tarde desta quinta-feira, dia 14, pelo sócio fundador e diretor de estratégia e inovação da empresa, Everton Gubert. Ele saudou a todos, lembrou do aniversário de quinze anos da corporação, apresentou quase trinta integrantes da equipe da Agriness e homenageou todos os patrocinadores do Info 360: Agroceres Multimix, DB Genética Suína, Novagri e Zoetis. Por fim, reforçou o objetivo central do evento. “Temos ótimos eventos de suinocultura no Brasil, mas pensamos que faltava um que se dedicasse exclusivamente à Gestão. Destinado a profissionais que buscam aperfeiçoar a gestão dos seus negócios por meio da informação e da gestão de pessoas para melhoria da produtividade. É isso que vamos discutir aqui nestes dois dias”, reiterou.

E a tarde comprovou esta opção, com a realização de sete palestras, abordando diversas áreas das relações humanas e interpessoais. O diretor da Agriness Elton Gubert falou sobre como ocorre a transformação real das pessoas e os meios de descobrir o que existe dentro delas. “Somente quando sabemos o que o ser humano gosta e o que não gosta vamos começar a entrar em contato com o outro. É o início efetivo de um relacionamento, pessoas e profissional”, explicou. Gerson Zimmer abordou todas as formas de liderança que marcam o mundo corporativo atual e como os gestores precisam aprender a se adequar aos atuais profissionais que entram no mercado, que possuem valores distintos de anos passados, para inspirá-los. “O jovem hoje não vê o professor, o gestor como um sábio que vai ensinar. Ele discorda, vai atrás de referências por conta própria, quer crescer rápido, ganhar mais, é questionador. A única saída é identificar a melhor maneira de lidar com ele e torna-lo um profissional competente, eficiente, criativo e engajado”, resumiu. Já Eduardo Carmello apresentou uma palestra sobre o desenvolvimento de equipes e a gestão de talentos. “É um trabalho árduo, persistente, mas extremamente gratificante e prazeroso quando conseguimos enxergar o crescimento dos talentos, eles avançando, superando limites”, definiu. E Aline Rodrigues, que atua na Agrinesses, fechou o painel, mostrando como funciona todos os processos envolvendo pessoas dentro da empresa, em relacionamento, contato com a diretoria, motivação, critérios de seleção e treinamento, valores e engajamento. “Isto é importante, selecionamos pessoas que gostam do que fazem. Assim, é mais fácil atingir resultados”, resumiu. No final do período, os participantes conheceram as “Atitudes simples e práticas para resultados de excelência” adotadas na linha de produção da Agropecuária Biondo, uma das mais tradicionais de Santa Catarina, Estado líder na produção, exportação e status sanitário da carne suína no Brasil.

A noite foi reservada para as premiações. Inicialmente, Cristina Bittencourt, sócia diretora da Agriness e coordenadora do Melhores da Suinocultura, apresentou os dados da Oitava Edição do Campeonato no Brasil e na Argentina. Na sequência, foi entregue a premiação dos Melhores da Suinocultura. A disputa por excelência entra na oitava edição com 1145 criadores brasileiros, disputando seis categorias, e 79 suinocultores argentinos, disputando primeiro colocado geral, o que totaliza 900 mil matrizes. “O Melhores já nasceu com a missão de tornar os temas informação e gestão mais presentes no dia a dia das granjas e mostrar que, compartilhando, todos ganham”, apontou Cristina Gonçalves Bittencourt. Na sequência, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) elogiou a capacidade de produção e evolução do criador nacional. “ É um prazer poder representar gente como esses suinocultores que estão aqui. Gente que honra qualquer país. E o trabalho feito pela Agriness se insere nesta nova era da nossa atividade”, afirmou o dirigente. Na sequência, entregou uma placa em homenagem aos quinze anos da Agriness aos diretores da empresa.

A divulgação dos premiados foi comandada pelo diretor da Agriness Junior Salvador. “Nosso objetivo é melhorar a produtividade da granja independentemente do tamanho da propriedade. O que importa é superar a si mesmo”, confirmou. O primeiro dia do evento terminou com um coquetel a todos os convidados. O Info 360 prossegue nesta sexta-feira com mais nove palestras. Parte tratando de detalhes técnicos produtivos, como taxa de parição, alta produtividade, matrizes e granjas de alta complexidade. E dá-lhe gestão de pessoas, discutindo treinamento e motivação de equipes e colaboradores.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo