Categories: Notícias

Festa do Figo é atração no interior de Nova Petrópolis/RS

Chegando aos seus 60 anos de emancipação em 2015, Nova Petrópolis ainda possui um grande potencial no setor primário. Atualmente 260,98 km², o equivalente a 89,65% da área do município, ainda são considerados área rural e é dela que provêm muitos dos alimentos, principalmente hortifrutigranjeiros e pecuários, consumidos no município. Dentro deste cenário rural e produção de hortifrutigranjeiros, Nova Petrópolis destaca-se pelo cultivo do figo. Um fruto doce, saboroso e com uma polpa consistente, de coloração esverdeada e roxa e muito utilizada na fabricação de doces e compotas é a razão da maior festa do interior do município há 42 anos. 

Atualmente, a cidade possui 67 produtores familiares que, além de produzirem, comercializam em 42 hectares, obtendo a produção anual de aproximadamente 400 toneladas, sendo a terceira fruta mais cultivada. Em torno de 80% dessa produção é comercializada através da Cooperativa Piá do município para a industrialização, e o restante é consumida in natura e pelas agroindústrias familiares. 

Produtores há 24 anos 

A família de Nilo Marcon e Marina Beatriz Wiltgen Marcon é uma das muitas do município que apostam no cultivo do figo há 24 anos. Com cerca de 600 pés, espalhados em cerca de um hectare, a família colhe anualmente aproximadamente 20 toneladas, sendo que deste, 85% é destinado para a indústria e o restante vendido in natura. “Aqui ainda estamos trabalhando somente entre família. Nessa época todos ajudam”, afirma Marcon, ao ressaltar que os filhos também auxiliam no cultivo da fruta. 

Festa do Figo em fevereiro 

Tanta produção e destaque no cultivo da fruta merece o seu devido reconhecimento. Anualmente as comunidades da Linha Brasil e Linha Araripe, localidades com grande produção da fruta, se revezam na organização da Festa do Figo. Em 2015, a 42ª edição da Festa será realizada na Associação Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe nos dias 7 e 8 de fevereiro. Com cerca de 400 expositores, sendo que destes, em torno de 200 são de figo, a festa aguarda um público de cerca de dez mil pessoas. Além do figo, frutas diversas, doces, schmier de figo, cucas, figos cristalizados, chocolates, alfajores, máquinas e implementos agrícolas, automóveis, caminhões, artesanato, flores, entre outros, estarão a venda. Durante os dois dias da festa será oferecido almoço com churrasco e saladas. Além disso, o público poderá deliciar-se com os aromas, cores e sabores das diversas frutas e produtos coloniais produzidos na cidade direto dos produtores a preços especiais.

 

Fonte: Diário de Canoas..

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago