Categories: Notícias

Ferrugem da soja desenvolve resistência a fungicidas

Sojicultores do Mato Grosso do Sul apontam que a ferrugem da soja desenvolveu resistência aos fungicidas do grupo das estrobirulinas. A confirmação foi feita pelo diretor e Pesquisador da Fundação Chapadão, Edson Borges, após comunicado da empresa Dupont relatando que fora detectada alteração na posição 129 – uma mutação substituindo o aminoácido Fenilalanina pela Leucina. 

Na prática, trata-se de uma chamada “resistência parcial”, indicando que os produtos até agora utilizados para controle da ferrugem da soja poderão apresentar performances diferentes no controle desta doença a campo. O problema foi anunciado em reunião convocada Fundação Chapadão produtores rurais, gerentes de fazenda e consultores da região dos chapadões dos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

A resistência foi confirmada em documento enviado pelo Comitê de Ação a Resistência a Fungicida (FRAC Brasil). A associação (sem fins lucrativos) é dedicada ao fomento à pesquisa e desenvolvimento de trabalhos com produtos fitossanitários na área de resistência, com reconhecimento pela FAO e OMS das Nações Unidas. 

O FRAC salienta, por outro lado, que não foram encontrados indivíduos resistentes aos fungicidas Qol’s nas populações avaliadas, apesar de ter sido relatado pela primeira vez a mutação na posição F129L do gene do citocromo “b”. Citações da Embrapa soja através do Consórcio Antiferrugemm (CAF) dão conta de que, ao proceder a sequência das avaliações, verifica-se que alguns produtos efetivamente vem diminuindo a performance ao longo destes anos. 

Borges apontou que há várias soluções que poderiam serem adotadas: aumento de dose, complementação com fungicidas, rotação de produtos, associação com outros fungicidas do grupo dos protetores. Para ele, no entanto, a saída seria a aceleração de registro de novas moléculas de ação protetora e/ou de novos grupos químicos, e que isso é uma questão de “segurança nacional”.

 

Por: Leonardo Gottems

Fonte: Agrolink

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago