Categories: Notícias

Fepagro diz que as chuvas de verão foram excelentes para o milho

A quantidade de chuva nos meses de janeiro e fevereiro foi excelente à pesquisa do milho no Rio Grande do Sul, informa a Fepagro.

Os experimentos mostraram grande produtividade das cultivares, afirma o pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), José Paulo Guadagnin.

Estão sendo testadas 104 cultivares e 55 variedades de milho convencionais e transgênicas.

As pesquisas estão sendo conduzidas pela Rede Estadual de Avaliação de Cultivares, coordenada pela Fepagro Serra – unidade de Pesquisa da Fepagro, localizada em Veranópolis. Desde 1955, a rede realiza no período de primavera e verão testes com diferentes cultivares de milho, pertencentes a empresas públicas e privadas de melhoramento. Participam Emater, Embrapa, Semilha, UFSM, Monsanto, Fundacep e Unijui, entre outros.

O trabalho consiste em avaliar e comparar o desempenho produtivo das diferentes cultivares. O ensaio estadual, subdividido em ensaio estadual de cultivares de ciclo superprecoce, precoce e transgênicas, tem por finalidade a seleção de cultivares novas mais promissoras. Nas áreas experimentais, a produtividade de cada cultivar é avaliada, visando à identificação de híbridos com maior estabilidade e potencial produtivo, para que os melhores sejam indicados para cultivo nas safras seguintes. Os resultados permitem que os produtores conheçam as novas cultivares ofertadas ao mercado e identifiquem a mais adequada para a sua região.

Guadagnin explica que as características avaliadas são altura de plantas, índice de espigas, a altura de inserção da primeira espiga, o peso de espigas, número de plantas acamadas e quebradas e a produção de grãos em quilos por hectare, além do número de dias até o pendoamento. Anualmente, as informações sobre o desempenho de cada cultivar são apresentadas ao conjunto de técnicos e pesquisadores na Reunião Técnica Anual de Milho, bem como disponibilizadas aos agricultores por meio de publicações técnicas.

Os ensaios estão sendo conduzidos nos municípios de Aratiba, Veranópolis, Vacaria, Encantado, Nicolau Vergueiro, Santo Augusto, Passo Fundo, Coxilha, Pelotas, Capão do Leão, Cruz Alta, Santa Maria, Palmeira das Missões, Giruá, Três de Maio, Sertão e Augusto Pestana.

Gislaine Freitas
Fepagro
(51) 3288.8036 / www.fepagro.rs.gov.br

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago