Artigos

Feno, um Alimento Importante para o Bovino

Feno é o alimento conservado pela secagem natural ou artificial da forragem verde. A fenação, o processo de obtenção do feno, é a forma mais antiga. A fenação, o processo de obtenção do feno, é a forma antiga, e ainda a mais importante, de conservação de volumosos para o gado em escala mundial, apesar de sua grande dependência dos fatores climáticos e do estado de maturidade das forrageiras ( Antunes e Gonçalves,2003).

O principio fundamental da secagem é a evaporação da água da forragem e a remoção desta pelo ar. Este princípio se aplica tanto para secagem natural como para a artificial. A taxa de secagem do material ceifado, que é a perda de umidade por hora, é dependente de fatores ligados à forragem, às condições ambientais e também à forma de colheita.

Os fatores mais importantes relacionados à forragem são o conteúdo de água no momento do corte e a espécie. A maioria das forragens apresenta mais de 75-80% de umidade no ponto de corte e precisa sofrer um intenso processo de desidratação até que se obtenha um feno com 15% ou menos de umidade, para permitir a conservação deste por longos períodos em boas condições de armazenamento. A espécie da forrageira é particularmente importante quanto ao processo de secagem pois, na maioria das vezes, há diferenças na relação haste:folha e na grossura das hastes . Isto leva a diferentes comportamentos de secagem entre espécies no campo, porque as folhas perdem água com maior facilidade que as hastes. Desta forma, as forragens que apresentam alta relação haste: folha e haste grossas tendem a demorar mais tempo para secar. Por isso, as plantas de hastes mais finas e com alta proporção de folhas são as mais adequadas à produção de feno de alta qualidade em condições de campo.

A temperatura e a umidade relativa do ar são os principais fatores ambientais que influenciam na taxa de secagem da forragem e na qualidade do feno. A temperatura afeta consideravelmente a dessecação da forragem já que a taxa de secagem desta aumenta a medida que a temperatura também aumenta. A umidade relativa do ar também é importante pois determina tanto a taxa de secagem quanto o teor de umidade de equilíbrio do feno, dificultando o processo de secagem. Desta forma, a produção de feno pode ficar comprometida nos locais onde a umidade relativa do ar é muito elevada devido às dificuldade de secagem da forragem até o “ponto de feno”, ou seja, com menos de 15% de umidade.

Além disso, a forma de colheita assume grande importância no processo de secagem da forragem. A colheita da forragem com máquinas dotadas de equipamentos condicionadores capazes de quebrar, esmagar ou picar os talos e outras partes mais grossas das plantas é vantajosa, pois reduz o tempo o tempo de secagem, minimizando s riscos de exposição do feno à chuva, além de promover a uniformidade da secagem, minimizando os riscos de exposição do feno à chuva, além de promover a uniformidade da secagem. A aplicação deste tratamento deve ser feita no momento da colheita, ou imediatamente após, pois minimiza as perdas de folhas, pois neste momento, são flexíveis e mais resistentes ao condicionamento. O efeito benéfico do condicionamento da forragem aparece nas etapas finas da produção de feno, quando há dificuldade de remoção de água. No entanto, é importante salientar que o condicionamento da forragem aumenta os riscos de perdas de qualidade nutricional do feno à medida que predispõem a perdas de folhas, além de predispor a forragem à intensa perda de nutrientes solúveis no caso de chuva. Portanto, esta operação somente deve ser executada quando há previsões climáticas favoráveis.

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo