Notícias

Fenagro 2016 vai sediar campeonato e exposição nacionais

Mais de mil animais, oriundos de quase todo o país, participarão da Exposição Nacional de Ovinos das Raças Dopper e White Dopper, como parte da programação da 29ª edição da Feira Nacional da Welt Agropecuária – Fenagro, que hockey jerseys tem início neste sábado (26). Para agregar e credenciar o alto nível da competição e, ao mesmo tempo, acompanhar as tendências do país de origem das raças, a organização trará para o julgamento três jurados da África do Sul.
Os árbitros africanos somarão esforços ao júri nacional. A iniciativa é uma ação conjunta entre Associação Brasileira de Criadores de Dorper–ABCDorper e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia –Accoba. A Fenagro vai até dia 4 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

Na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, a Bahia lidera o ranking nacional de caprinos, com um rebanho aproximado de 2,360 milhões de cabeças, seguido dos estados de Pernambuco e Piauí. Já o plantel de ovinos ocupa o segundo lugar no ranking, com aproximadamente 2,815 milhões de exemplares da espécie, atrás apenas do estado do Rio Grande do Sul (4,223 milhões de cabeças). Os números são do IBGE. Ainda segundo a pesquisa, os municípios com maior contingente de animais são Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Curaçá e Uauá.

Reciclagem de árbitros

Também será destaque na FENAGRO 2016 o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada Mangalarga Marchador, que acontece uma vez no ano e vai envolver boa parte dos quase 500 animais da raça que participam do evento. A competição nacional acontecerá no período de 29 de novembro a 4 de dezembro, das 8h às 18h, e julgará Ortopeediline morfologia e marcha.
Durante os dias da prova, será realizada uma reciclagem de árbitros, que definirá um padrão de julgamento para os quesitos de marcha picada. Um total de 20 juízes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador participará do treinamento.. Palestras fazem parte da programação.
Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia – ABCCMMBA, Saulo Faria, a Bahia é referência em melhoramento genético. “Temos a honra de anunciar que os dois melhores cavalos de marcha picada e de marcha batida são oriundos de criatório baiano”, declarou Faria. Os animais Paparazzo EAO e Iguape Catalão foram premiados em disputa nacional, que aconteceu em julho, em Belo Horizonte – MG. A Bahia ocupa a 4ª posição no ranking nacional em número de criadores, com 800 associados à entidade.
Uma novidade nesta edição da feira é a criação de um espaço multiuso do Mangalarga Marchador com boutique, central para solução de problemas de documentação, dirigido aos criadores, que funcionará ao lado da Tribuna de Honra.
29ª FENAGRO
Data: 26 de novembro a 4 de dezembro
Horário de funcionamento: 8h às 22h
Local: Parque de Exposições de Salvador
Ingresso: R$ 10 (crianças até 12 anos não pagam) /
*Neste sábado (26), excepcionalmente, a entrada acontecerá mediante a doação de um quilo de alimento não perecível por adulto.
Informações: (71) 3286-7314

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago