Notícias

Feira de pequenas frutas confirma sucesso em Vacaria

Em três dias (09 a 11/12), cerca de sete mil pessoas visitaram a 14ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel e 4ª Feira de Frutas Nativas do RS, realizada no Mercado Público, em Vacaria. A programação, voltada para as famílias do município, contou com exposição e comercialização de pequenas frutas, frutas nativas, artesanato e mel, oficinas de culinária e artesanato, apresentações culturais e parque infantil, entre outras atrações. Neste ano, foi registrado um aumento na participação dos agricultores, sendo que alguns fizeram até 80 km para estarem na feira. Eles comercializaram amora, mirtilo, framboesa e morango in natura e congelados. Além disso, foram vendidas polpas, geleias, sucos, cucas, pães, sobremesas, bolachas e outros produtos da agricultura familiar.
Nas quatro oficinas de culinária oferecidas gratuitamente, os 200 participantes tiveram a oportunidade de aprender a elaborar pratos deliciosos e diferentes, sobremesas e lanches com pequenas frutas, frutas nativas e mel, e ainda receberam dicas de comercialização. Houve ainda, oficinas de artesanato (sapatinhos de bebê, como engomar tecidos e confecção de enfeites de natal).
A feira também recebeu mais de 1.300 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino, que receberam cumbucas com pequenas frutas e mel, copos de suco e picolés de pequenas frutas e frutas nativas, atingindo o objetivo de promoção de uma alimentação saudável com as crianças da cidade. Uma inovação, neste ano, foi a distribuição de 2.600 cupcakes de pequenas frutas para degustação do público.

Além disso, a caminhada da longevidade contou com a participação de 120 pessoas. Cada um contribuiu com 1 Kg de alimento não perecível para a Casa Abrigo Divina Providência, e recebeu suco de pequenas frutas na chegada ao mercado público.
A Feira foi uma promoção da Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura, Appefrutas, Avapis e Associação dos Artesãos, com o apoio do Senac, UCS, Uergs, Ifet, Embrapa, Atelier Livre, Cetanp, Encontro de Sabores e Rotary Clube.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago