Notícias

Feira agropecúarias permitem que cidadão urbano conheça melhor o trabalho dos produtores rurais

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal realizou, na sexta-feira (20/05), o 4º seminário do Ciclo de Palestras e Debates sobre a importância das feiras agropecuárias para o agronegócio. O superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, um dos participantes do debate, destacou que as feiras agropecuárias e tecnológicas são ocasiões importantes e ajudam a levar ao cidadão urbano um pouco do dia a dia do produtor rural, mostrando como são produzidos os alimentos.

Para Bruno Lucchi, “muitas crianças não sabem qual a origem do leite, carne e ovos que elas consomem em sua dieta cotidiana. As feiras ajudam, entre outras coisas, a levar ao conhecimento das pessoas que vivem nas cidades a origem dos alimentos e, principalmente, o belíssimo trabalho que é realizado no campo”.

Importância estratégica – Lucchi fez um histórico das principais feiras agropecuárias do país, casos da Expointer, no Rio Grande do Sul, da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), e da AgroBrasília, no Distrito Federal. Esses eventos, segundo ele, ajudam a entender melhor a importância das máquinas e equipamentos na produção de alimentos, além de proporcionar a concretização de negócios e oferecer cursos, oficinas, palestras técnicas, vitrines tecnológicas e espaço empresarial. As feiras, segundo Lucchi, são também ótimas oportunidades para reunir produtores rurais de alimentos e animais de vários tipos e regiões, colaborando com os governantes na formulação de políticas públicas.

O debate foi presidido pelo vice-presidente da CRA, senador Acir Gurgacz (PDT/RO), que explicou a importância das feiras para a divulgação de pesquisas, transferências tecnológicas e facilitação de acesso a créditos, além de alavancarem acordos de negócios e debates de temas cruciais como a regularização fundiária. “Uma das mais jovens dessas feiras é a Rondônia Rural Show, cuja quinta edição será realizada de 25 a 28 de maio em Ji-Paraná, segunda maior cidade do estado”, salientou.

Participaram ainda do seminário o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira; Marilene de Sena, do Banco do Amazonas; Ribeiro Pedro Silveira, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); e Gustavo Reis de Melo, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago