De acordo com a Consultora Maria Virgínia F. da Silva, membro da Associação Brasileira de Criadores de Aves de Raça Pura (ABC Aves), a alimentação das aves precisa ser completa para atender às necessidades de cada fase da vida da criação. A falta de vitaminas, ou avitaminose, provoca fraqueza e redução de apetite nas aves, enquanto que a ausência de cálcio também causa apatia nos animais.
Segundo a consultora para os pintinhos deve ser fornecido ração inicial de um dia e de crescimento para aves a partir de 30 dias.
Acrescenta ainda que para as aves que estiverem em reprodução deve oferecer ração de postura e, a versão de engorda, para as aves de abate. Como complemento deve adicionar milho – na proporção de uma parte do grão para duas partes de ração – e hortaliças, mas não incluir alface entre as folhosas acrescentadas às refeições, porque provoca diarreia. Suplemento vitamínico e cálcio são indicados para o consumo. Além da alimentação, deve-se manter o local de criação sempre higienizado, inclusive garantir às aves água limpa nos bebedouros.
Deve seguir a programação de vacinas com o acompanhamento de um profissional, o qual também deve ser responsável pela indicação de antibióticos. A consultora ressalta que aves nascidas de cruzamentos entre irmãos, consanguinidade, podem apresentar fraqueza.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…