Notícias

Falta d’água em São Paulo prejudica vendas de plantas típicas do Natal

Alguns shoppings trocaram flores naturais por artificiais para economizar água.

A poucos dias do Natal, algumas estufas ainda estão cheias de plantas.

Fim de ano é época da flor do Natal: o bico de papagaio ou poinsétia. No entanto, em São Paulo, as vendas não foram boas como o agricultor desejava. A preocupação com a falta de água afastou muitos clientes.

O agricultor Tsumoto Makita trabalha com três variedades de poinsétia: a branca, a rajada e a vermelha, uma das mais procuradas. Este ano ele produziu 25 mil unidades, 20% a mais que em 2013, mas o preço da flor caiu 25%. “O excesso de produto foi um ponto que dificultou as vendas”, 

A poucos dias das festas de fim de ano, uma estufa no interior de São Paulo, ainda está cheia de poinsétias. A seca em São Paulo não afetou a produção da variedade, porque os agricultores continuaram regando as plantas nas estufas, mas a preocupação com a falta de água diminuiu a procura pelo bico de papagaio, já que a flor precisa ser molhada constantemente para sobreviver.

“Pelo menos duas vezes por semana em lugar coberto. Se for dentro da estufa são duas vezes por dia”, diz Carlos Kibe, agricultor. Kibe lamenta que as plantas que sobram acabam indo para o lixo. “Como não é produto industrializado não dá manter no estoque”, afirma.

Segundo os floricultores, alguns shoppings de São Paulo até trocaram as flores naturais pelas artificiais para economizar água.

 

Por: Sandra Redivo

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo