Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a participação da Rússia nas exportações brasileiras de carne bovina pode diminuir em 2009. Por conta do agravamento da crise e dificuldade no acesso a cartas de crédito, muitos importadores russos não devem concretizar as compras previstas.
A queda nas importações russas pode ser amenizada pela abertura, ou reabertura, de outros mercados. Dentre eles destacam-se o Chile e a possível aceleração das vendas para a União Européia. Com isso, as exportações em 2009 devem manter patamares bastante próximos aos de 2008.
Em 2008 (até novembro) segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) o Brasil exportou 2,05 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec), o correspondente a US$4,88 bilhões. No mesmo período de 2007 – janeiro a novembro – as exportações atingiram 2,37 milhões de tec e US$4,08 bilhões. (MGT)
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…