Categories: Notícias

Exportações de algodão devem crescer em Mato Grosso até o fim do ano

As exportações de algodão em Mato Grosso devem subir nos próximos meses, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Números da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) apontam que o Brasil ainda pode exportar 500,0 mil toneladas até o final do ano. O Estado possui representação histórica de 60,0% nos embarques brasileiros. Com isso, as 92,6 mil toneladas exportadas pelo estado até o momento podem se elevar em 300 mil toneladas até dezembro.

Em julho, Mato Grosso exportou 5,2 mil toneladas de pluma, arrecadando US$9,9 milhões, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Segundo o levantamento, julho de 2014 registrou o menor volume embarcado desde junho de 2011.

Na última semana, a área colhida no estado era de 55,0% dos 646,0 mil hectares de algodão. Apenas na última semana, que a colheita voltou a todo vapor, o avanço registrado foi de 94 mil hectares, o maior desde o início da safra, ultrapassando a safra passada em 34 mil hectares. Com a produtividade parcial de 255 arrobas por hectare, se estima que 1,22 milhão de toneladas de algodão em caroço foram retiradas do campo.

O atraso é de 70 mil hectares em relação à média das últimas quatro safras. Segundo o IMEA, atraso já era esperado, considerando que parte da semeadura do algodão foi realizada após o encerramento da janela ideal, consequentemente atrasando o desenvolvimento e colheita da fibra, situação agravada pelas chuvas de julho, que praticamente pararam a colheita no Estado. Espera-se agora que a colheita mantenha o bom ritmo, já que segundo a SOMAR não deve chover nos próximos 30 dias.

Sobre os preços, o IMEA registrou leve alta na média do Estado na semana passada. A cotação fechou a R$50,04 por arroba, valorização de 0,3%.

 

Fonte: Canal Rural

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago