Por: Alex Santos Lopes da Silva
Zootecnista
O Governo Venezuelano anunciou recentemente a desvalorização da moeda local, para favorecer o mercado interno e reduzir as importações.
Má notícia para o Brasil, principalmente para o setor exportador de bovinos vivos que possui na Venezuela seu maior parceiro comercial.
Em 2010, segundo dados preliminares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), até novembro, 92% de todos os animais exportados pelo Brasil, ou 536 mil cabeças, tiveram como destino a Venezuela.
Em 2009, o país sulamericano comprou 71% de todos os bovinos exportados pelo Brasil.
Já existem alguns importadores venezuelanos que suspenderam as importações em função da diminuição no poder de compra da moeda no mercado internacional.
É a segunda má notícia para o setor em apenas seis meses. Em agosto a reaproximação entre Colômbia e Venezuela começou a preocupar os exportadores brasileiros, já que a Colômbia possui uma arroba mais barata, além de já ter sido fornecedor de gado para os frigoríficos venezuelanos.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…