Notícias

Exemplo de desvalorização: farelo de trigo custa mais que o cereal em Ijuí (RS)

Dois exemplos trazidos para a reportagem da Rádio Progresso por um produtor rural de Ijuí demonstram a desvalorização que é dada à agricultura. Primeiramente ele se disse indignado com o fato do trigo ter cotação menor que o farelo de trigo. 

De posse de uma nota fiscal de compra, o agricultor comprovou a aquisição de uma saca de farelo ao preço de 34 reais, enquanto que 60 quilos de trigo com PH 78, ou seja, para produção de farinha, valem em torno de 24 reais. Apenas para lembrar que o farelo de trigo é produzido a partir dos restos do cereal. 

Além disso, o mesmo produtor, que atua na área leiteira, frisou que está recebendo entre 61 e 63 centavos por litro de leite que é vendido para uma indústria. Segundo ele, com esse valor o agricultor não tem lucro com o leite, visto os investimentos que precisam ser feitos na alimentação dos bovinos, dentre outros custos. 

O produtor comentou que chegou a receber mais de 80 centavos o litro há cerca de 4 meses, o que resultava num pouco de rendimento. Não bastasse a situação do preço, o agricultor observou que até agora recebeu apenas 30% do pagamento do leite produzido no mês passado, quando todo o valor deveria ter sido quitado até por volta do dia 15 de setembro.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo