Categories: Notícias

Excesso de oferta provoca queda no preço da soja produzida nos EUA

Produção de soja deve ser 19% maior em relação ao ano passado.

Expectativa é colher 106,5 milhões de toneladas do grão no país. Os agricultores estão finalizando a safra de soja nos Estados Unidos. Dez por cento da área cultivada com o grão já foi colhida e a expectativa é de novo recorde de produção.

A pequena cidade de Cleghorn parece ter parado no tempo. Tudo tem cara de antigamente, menos quando o assunto é agricultura. “O equipamento é de última geração e as técnicas usadas pelos fazendeiros são muito avançadas, assim como o processo de fetilização e o emprego de pesticidas. Mas, a decisão final é do tempo. Este ano, tivemos um clima maravilhoso”, diz Grant Kimberley, diretor de desenvolvimento da Iowa Soya Association.

O clima foi um fator importante para a safra de soja deste ano, que deve ser recorde. Mas outros fatores também contribuíram para a decisão dos agricultores americanos sobre o que plantar. Quando o preço do milho começou a cair, muitos produtores decidiram migrar para a soja. Este ano, houve aumento de 11% na área plantada com o grão nos Estados Unidos em relação ao ano passado.

A produção de soja deve ser 19% maior que no ano passado pela estimativa do departamento de agricultura do país. A expectativa é colher 106,5 milhões de toneladas do grão. No ano passado, foram pouco mais de 89 milhões de toneladas.

O agricultor Tom Oswald, que ainda não começou a colher, já sabe que terá um recorde de produção. Na fazenda de 180 hectares, ele pretende colher mais 800 toneladas do grão.

Esta semana, o valor do grão no mercado chegou a cerca de R$ 48,50 por saca. Foi o mais baixo preço registrado desde 2010. No ano passado, o grão estava R$ 73,00 a saca. Há alguns meses, quando o preço não estava tão baixo, Oswald vendeu 30% da soja que será colhida. Ele pretende estocar a maior parte do que restou da produção.

“Essa é uma das grandes diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil. Nós temos uma capacidade enorme de guardar safra, seja pagando para armazenar ou usando os depósitos que a maioria dos produtores tem na própria fazenda. A maior parte da safra não vai ser vendida. Eu vou guardar até achar que o preço está justo ou é hora de vender por alguma razão”, diz Oswald.

Muitos agricultores americanos devem estocar a soja a espera de uma melhora nos preços. “Chegamos a um ponto em que tanto a América do Norte quanto a América do Sul têm tido colheitas recordes, superando a demanda. Agora, precisamos que a demanda aumente ou que a produção não aumente tanto. Em geral, é um bom ano, mas com muitos desafios”, conclui Kimberley.

 

Fonte: Globo Rural

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago