Agricultores do oeste do estado se preparam para colheita do grão.
Por causa do clima, o trigo já apresenta algumas folhas amareladas.
Agricultores do oeste do Paraná se preparam para colheita do trigo, o problema é que o excesso de chuva está prejudicando o desenvolvimento das lavouras.
A lavoura de trigo semeada no fim de março já está em fase de floração e frutificação. Paulo Orso tem 200 hectares plantados com o grão em Cascavel, área 20% maior que a do ano passado.
Por causa do preço, muitos agricultores diminuíram a lavoura de milho para investir no trigo. Só na região oeste, o aumento da área plantada com o grão foi de 59%, mas o preço bom que animou o produtor na época do plantio, já não é mais o mesmo. Em março, a saca custava cerca de R$ 45, agora, caiu para R$ 40.
Além do preço, o que tem tirado o sono do produtor é o clima. O trigo é uma cultura que se desenvolve bem com o tempo seco e frio, mas o inverno esse ano tem sido atípico, com muita chuva. O excesso de umidade, seguido de um sol forte, favorece o aparecimento de doenças e deixa o agricultor ainda mais preocupado.
A colheita deve começar em agosto e até lá, olhar para o céu é uma tarefa diária do produtor. Na lavoura, o trigo já apresenta algumas folhas amareladas.
Por: Globo Rural
Fonte: Globo Rural
