Notícias

Estiagem volta a prejudicar produção de bovinos e afetar frigoríficos de MS

O JBS vai dar férias coletivas e suspender o abate por 20 dias, a partir de quarta-feira (21), em uma unidade de Campo Grande. A estiagem durante o inverno e a consequente redução da oferta de bovinos, podem ser a explicação para a decisão da empresa.
Especialistas do mercado da carne, afirmam que a situação é comum, principalmente no terceiro trimestre do ano. No ano passado, a crise por falta de matriz para abate foi critica e afetou diversas plantas no Estado que chegaram a fechar às portas.
Deste vez, o JBS justifica que fechamento por 20 dias acontece para “ajustar demanda de produção às questões de mercado”. O grupo ainda tem enfrentado uma crise política, sendo alvo de investigações da Polícia Federal.
O presidente da Assocarnes/MS (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidoras de Carnes), João Alberto Dias, explica que anualmente faltam animais para abates neste período, já que os bovinos estão em fase de terminação. “É uma coincidência de fatores, como a seca que afeta o pasto, queda na demanda e os bovinos que ainda não estão pronto para abates, mas é algo sazonal”, alega.
Dias afirma ainda que no terceiro trimestre do ano, há baixa nas comercializações. “Para os frigoríficos de pequeno e médio porte que trabalham com nível ajustado de abates, este trimestre não tem tanto impacto, agora, para grandes plantas, como o JBS isso prejudica, porque são muitos funcionários e o custo operacional é elevado, já que não tem gado para abater”.<br Tracer />
Neste caso, a melhor maneira de passar por esse período, conforme o presidente, é dar férias coletivas. “Não adianta mandar os funcionários embora já que depois de um mês vão precisar deles novamente, já que o 4º trimestre é o melhor para o setor, onde tem oferta de animais e procura grande dos consumidores”, finaliza.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago