É muito importante saber em que idades ocorrem as erupções e as trocas dos dentes decíduos (de leite) por dentes permanentes nos cavalos .
É comum atrasar a troca dos dentes decíduos; nesses casos, o Médico Veterinário, atuante em odontologia equina, deve ser chamado para avaliar e extrair esses dentes que já deveriam ter sido trocados.
Caso esses dentes não sejam trocados em tempo hábil, eles podem causar grandes problemas, na oclusão dos incisivos e dos molares (os dentes permanentes podem ficar desalinhados e a mordedura pode ficar torta). Esses problemas podem persistir para o resto da vida do animal, causando muitos distúrbios de mastigação.
Dos dois anos e meio, até os 4 anos de idade, todos os dentes decíduos devem ter sido trocados por permanentes, na idade específica para a troca de cada dente .
Não se deve esquecer de pedir um exame dos dentes dos equinos, antes do início da doma, que normalmente acontece entre dois anos e meio, e três anos de idade. É um período de grande modificação na dentição dos cavalos.
Um dente problemático, nessa fase, pode tornar a doma muito complicada. A dor do dente em contato com a embocadura pode ocasionar traumas ou gerar problemas de comportamento do animal. Isso poderá ser evitado, ao se fazer um exame dentário nos equinos, antes do início da doma, como já foi mencionado.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…