Notícias

Epidemiologia de doenças de plantas vai ser discutida em evento na Bahia

De 7 a 9 de dezembro, Cruz das Almas (BA) vai sediar o V Workshop Brasileiro de Epidemiologia de Doenças de Plantas (EpidemioBrasil), realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O objetivo do evento é unir estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Epidemiologia de Doenças de Plantas do Brasil e de outros países, para discutir estratégias para superar doenças que afetam plantas em escala local e regional. O principal tema será “Epidemiologia de Paisagem”, que significa o estudo de como as doenças de plantas se espalham em uma região, não apenas em plantios localizados.
De acordo com o pesquisador Francisco Laranjeira, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Mandioca e Fruticultura e presidente da comissão organizadora, o evento não tem fins lucrativos e todos os participantes pagam sua inscrição, até mesmo os palestrantes e os integrantes da comissão organizadora. “O EpidemioBrasil foca na troca de conhecimento, especialmente entre os mais experientes e os mais jovens”, explica. São esperadas 70 pessoas, entre profissionais e estudantes da área.
Programação
Palestras e apresentações orais e em formato de pôster vão abordar toda a gama de temas de investigação, como inteligência quarentenária, epidemiologia de paisagem, manejo regional de doenças de plantas e métodos estatísticos.
O primeiro Workshop Brasileiro de Epidemiologia de Doenças de Plantas foi realizado em 2004, em Viçosa (MG), sob a coordenação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2007, a segunda edição foi organizada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) em Campos do Jordão (SP). Já a terceira edição foi realizada em Bento Gonçalves (RS) e… em 2010 e foi organizada pela Embrapa Uva e Vinho. Curitiba (PR) foi escolhida para sediar o evento em 2013, organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Esta edição do EpidemioBrasil é realizada em parceria com Esalq, UFV, Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Informações sobre programação, inscrições e submissão de resumos estão disponíveis no endereço https://www.embrapa.br/epidemio-brasil/ ou e-mail epidemiobrasil@gmail.com

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago