A Epagri realizou, em São Miguel do Oeste, uma palestra sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) para agricultores da região, professores, acadêmicos e estudantes de cursos técnicos. O objetivo foi apresentar, em linhas gerais, os princípios do SPDH, ainda pouco conhecido no Oeste do Estado. O evento ocorreu no dia 10 de maio no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
A palestra foi proferida pelos engenheiros-agrônomos da Epagri Marcelo Zanella e Jamil Abdalla Fayad, que atuam na Gerência Regional de Florianópolis. Eles explicaram que o SPDH diminui os custos de produção por conta da redução do uso de adubos e agrotóxicos, diminui a mão de obra, aumenta a produtividade e a renda e melhora a qualidade de vida das famílias rurais.
O sistema também preserva os recursos naturais, como o solo e a água, pois atua na recuperação química, física e biológica do solo. Também prevê adubação adequada e diminuição no uso de agrotóxicos, partindo de uma visão de plantas saudáveis. “Essa articulação entre instituições públicas e agricultores é fundamental no momento em que o SPDH chega à região como uma nova proposta de produção e qualificação para professores, estudantes, técnicos e produtores de hortaliças”, avalia Simone Bianchini, extensionista da Epagri no Escritório Municipal de São Miguel do Oeste.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…