Notícias

Encorte conhece grandes campeões Angus e consolida a força da criação de rústicos

Novidade na agenda da Angus em 2016, a Exposição Nacional de Rústicos realizada no Encorte, em Santa Maria (RS), terminou com saldo positivo, ampla adesão do público e comprovação de que a criação a campo vem se expandindo com força no Interior do Rio Grande do Sul. Expressão máxima dessa tendência foi vista na pista de julgamento, onde 21 trios de oito criadores disputaram a preferência do jurado uruguaio Juan Marcos Berruti.
O resultado foi tão bom que a Angus já planeja ampliar a participação de criadores em 2017. Entusiasmado, o inspetor técnico Luiz Walter Leal Ribeiro, um dos incentivadores da participação da raça no Encorte, comemorou o resultado da exposição: “Foi excelente tanto pela qualidade dos animais apresentados quanto pelo interesse das pessoas que participaram”. Segundo ele, a experiência de Berruti colaborou para realizar um julgamento extremamente ilustrativo, que pontuou em minúcias o que se buscava nos animais.
Depois de disputa acirrada, a Cabanha São Xavier, do criador Caio Vianna, de Tupanciretã (RS), venceu entre os machos PO com dobradinha. Levou o grande campeonato com o lote 21 (1825TE, 1810 e 1793) e o título de reservado com o lote 20 (1863TE, 1817 e 1804TE). Em terceiro lugar, ficou o trio 18, da Cabanha Tólios Farm, de Eltair Tólios, de Formigueiro (RS), com os animais TE409, TE402 e TE 403. O melhor touro PO do Encorte é o animal de tatuagem 1810, também de Caio Vianna.
Nos ventres PO, destaque para a criação da Agropecuária Pitangueira, de Ricardo Prado Pinto, de Quevedos (RS), com a vitória do lote 2 com os animais de tatuagem RPP7915, RPP7715 e RPP6715. O título de reservado foi para o lote 7, da Cabanha Tólios Farm, de Eltair Tólios, de Formigueiro (RS) com os ventres TE204, TE205 e TEI206 e a terceira colocação, para o lote 11, de Luiz Anselmo Cassol, da Cabanha da Corticeira, de São Borja (RS) com B402,TEB421 e FIVB429, sendo esta última escolhida a melhor fêmea Angus PO da exposição.
Na disputa dos ventes PC, vitória do lote 14, de propriedade da Tradição Azul, de Paulina Macedo Linhares, de Quaraí (RS), com os animais Z001, Z007 e Z009. Foi do trio que saiu a melhor fêmea PC da exposição: Z009. Ao fim dos julgamentos, os criadores confraternizaram em almoço festivo onde foi realizada entrega das premiações da exposição.
A programação da Angus no Encorte ainda contou com ciclo de palestras que reuniu mais de 400 pessoas, com ampla adesão de estudantes universitários da UFSM e interessados pela raça. Entre as apresentações, destaque para a participação do professor Júlio Barcellos, do Nespro, que falou sobre o Custo de Produção de Touros. Também chamou a atenção do público a apresentação do selecionador Fernando Cardoso, que abordou o Uso do Melhoramento Genético na Seleção de Reprodutores. Outra apresentação prestigiada foi a da coordenadora do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, que debateu o tema “Programa Carne Angus agregando valor à Pecuária Gaúcha”.

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo